03/10/2019

Sem transporte há 30 dias, estudantes universitários de Mata Grande pagam R$: 20,00 por dia para se deslocar até a faculdade em Paulo Afonso/BA.


Outros estudantes cogitam fechar o curso por falta de condições financeiras para pagar o transporte que vinha sendo disponibilizado pela prefeitura.

Por: Redação
Crédito: Imagem ilustrativa/Google Imagens

A Prefeitura Municipal de Mata Grande sempre foi parceira dos estudantes universitários que diariamente se deslocam por 175 km de ida e volta até a faculdade na cidade de Paulo Afonso/BA. Todavia, de acordo com relato dos próprios universitários, há pelo menos 30 dias a turma composta por mais de 20 alunos, vem sendo obrigada a pagar R$: 20,00 por dia, por aluno, para não perder aula, se deslocando de VAN até a faculdade. Isso porque de acordo com os responsáveis pelo transporte do município alegam que o ônibus está quebrado e que não há uma previsão para conserto.

Há relatos que alguns estudantes cogitam fechar o curso caso o transporte não volte a ser gratuito, tendo em vista que não possuem condição financeira para arcar com mais essa despesa.

Em mensagens vazadas de grupos de whatsapp, alguns estudantes chegaram a propor a turma, uma ida até a Câmara Municipal de Vereadores, contudo, a sugestão de uma reunião com a Secretária de Educação teve maior aceitação, porém, até lá, só estuda quem pode pagar para chegar até a faculdade.

TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO GRATUÍTO NÃO É FAVOR, É LEI!
(Parágrafo 1 Artigo 5 da Lei nº 12.816 de 05 de Junho de 2013)

Art. 5º - A União, por intermédio do Ministério da Educação, apoiará os sistemas públicos de educação básica dos Estados, Distrito Federal e Municípios na aquisição de veículos para transporte de estudantes, na forma do regulamento.

Parágrafo único. Desde que não haja prejuízo às finalidades do apoio concedido pela União, os veículos, além do uso na área rural, poderão ser utilizados para o transporte de estudantes da zona urbana e da educação superior, conforme regulamentação a ser expedida pelos Estados, Distrito Federal e Municípios.