26/07/2013

Conferência Intermunicipal de Educação é marcada por ampla participação popular e por belíssimas apresentações culturais.

Evento reuniu os municípios de Mata Grande, Inhapi e Canapi.

Por: Redação

O município de Mata Grande sediou nesta quinta e sexta-feira, 25 e 26 de Julho, a II Conferência Intermunicipal de Educação que reuniu além do município, as cidades de Canapi e Inhapi. Com o tema: “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”. Os participantes representantes de diversos segmentos da área educacional dos três municípios, puderam discutir uma política de educação mais justa baseada nos sete eixos temáticos propostos pela conferência. I - O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização regulação; II - Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; III - Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente; IV - Qualidade da Educação: democratização do acesso permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; V - Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; VI - Valorização dos Profissionais da Educação: formação, renumeração, carreira e condições de trabalho e VII - Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

No primeiro dia, foi registrada a presença de várias autoridades e lideranças locais, como do anfitrião do encontro, o prefeito Jacob Brandão, o prefeito do município de Inhapi José Cícero Vieira, o secretário de educação de Canapi, Luiz Pedro na condição de representante de seu pai o prefeito Celso Luiz e de organizador do evento juntamente com os também secretários municipais de educação Moab Damasceno (Inhapi) e Dona Francisca (Mata Grande). Participaram ainda, Vereadores por Inhapi: Divan Ferreira, Wellington Menezes (Morcego), Naélia Costa (Niquinha), Laércio e Benzol, também estiveram presentes, por Mata grande o vereador e Líder de governo - Júlio Brandão, e demais secretários, além dos palestrantes, Patrícia, Cláudio Cardoso, Paulo Sergio e Tereza Neuma, representante da Secretaria Estadual de Educação e Esporte.

O evento teve como abertura a apresentação do Hino Nacional e dos Hinos dos três municípios, que fizeram uma apresentação a parte encantando o público, na belíssima voz de uma interprete do município de Inhapi e do Coral da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, de Canapi que durante o dia ainda vez duas outras belíssimas apresentações.

As apresentações culturais deram um show à parte, depois do coral o músico Diógenes Lima declamou em forma de rimas e versos toda a história de Mata Grande escrita pela secretária municipal de educação Dona Francisca, em seguida, novamente os alunos da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves mostraram seu talento dançando ao som da música popular brasileira e do tradicional ritmo nordestino que encanta gerações. E não parou por ai, as apresentações foram finalizadas por alunos da Escola Monsenhor Aloisio de Mata Grande com a apresentação de uma paródia, da banda fanfarra e suas bailarinas.

Após as apresentações culturais, participantes e convidados desfrutaram do cofee break oferecido pela organização do evento. Em seguida ocorreu a aprovação do regimento interno e a apresentação do tema pela representante da Secretaria Estadual de Educação e Esporte, Tereza Neuma. Após a apresentação veio à hora do almoço, seguido dos trabalhos em grupo, cujo a finalidade foi discutir e reunir subsídios que irão contribuir na implementação do Plano Nacional da Educação, temo como referência as preposições e estratégias aprovadas na ultima conferência nacional em 2010.


No segundo dia, as apresentações continuaram com com a quadrilha Sementes do Sertão (Canapi), o grupo de capoeira composta por representantes dos três municípios e a Banda Marcial da Escola Gentil Malta (Mata Grande), logo após os trabalhos foram retomados com as discussões dos grupos, finalizado com a apresentação das proposições aprovadas e a escolha dos delegados, por segmento, para a Conferência Estadual.

Todas as fotos AQUI