22/07/2013

Veja as Fotos: Projeto Horta na Escola incentiva Educação Ambiental em Inhapi



Colocar a mão na terra, manusear sementes e mudas de hortaliças, aprender sobre o processo de germinação e desenvolver valores relacionados às questões ambientais se tornaram rotina para os alunos da Escola Municipal Gentil Malta, no sítio Curralinho em Inhapi. Além de conciliar teoria e prática, os produtos cultivados sem agrotóxicos com a ajuda dos alunos enriquecem a merenda escolar.

O projeto Hortas na Escola, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação, começou a ser implantado em escolas municipais de Inhapi e já apresenta bons resultados. As atividades envolvem toda a comunidade escolar e, além dos benefícios alimentares, têm sido uma forma de aprendizado saudável e criativa.
A Escola Municipal Gentil Malta foi a primeira a ter o projeto implantado e já colhe os resultados. O professor Charles Teixeira, explicou que a adesão ao projeto surgiu através de conversas informais com os funcionários da escola. Ele disse que apresentou interesse pela adesão ao projeto à Secretaria Municipal de Educação, que apoiou a iniciativa.

Os professores, Charles Teixeira e Leonardo Lima, destacaram que a Educação Ambiental está sendo bem aceita pelos alunos. “Na horta, elas aprendem o cultivo de alimentos, que eles mesmos plantam, colhem e consomem, participando ativamente do processo educativo”, ressaltaram.

O projeto envolve os alunos dos dois turnos da escola. As professoras Jussara Regina e Marciana Silva, disseram que, desde que o projeto foi implantado, perceberam uma mudança nos alunos tanto no aprendizado como nos hábitos. “Passamos a teoria na sala de aula e depois os alunos podem vivenciar na prática. Isso tem feito com que o rendimento deles melhore. Eles também estão aprendendo a preservar a natureza e a se alimentar melhor”, falaram.

Além de frutas, raízes e verduras, os alunos aprendem sobre o uso de plantas medicinais para a cura de algumas enfermidades. A atividade também incentiva a reciclagem, já que reaproveita recipientes que não estão mais sendo usados em casa. O material é usado como vasos e baldes para proteger as mudas.

“A área onde fica a horta antes era tomado por mato e lixo. Essa área vivia com insetos e a horta fez com que o espaço fosse limpo”, falaram as merendeiras da escola que também estão envolvidas com o projeto.

“Através das atividades na horta, os alunos se tornam multiplicadores na comunidade onde moram. Eles levam para casa o que aprendem e as famílias interagem neste processo de mudança de comportamento com meio ambiente.” Relataram os coordenadores pedagógicos.

A estudante, Tereza Maria de Barros disse que aprendeu a plantar, cultivar e colher os produtos. “Antes não comia verdura, mas agora sei que é bom para saúde”, disse.

“A proposta está sendo bem aceita pelas outras instituições de ensino que também procuraram implantar o projeto. Temos escolas que estão em fase de implantação”, explicou o Secretário Municipal de Educação Professor Moab Damasceno, que aproveitou a oportunidade e parabenizou todos os envolvidos com o projeto.
Por Ascom/inhapi