
Por: Redação
O prefeito do município de Inhapi José Cicero Vieira entregou na manhã desta sexta-feira (26) no povoado Leobino 200 cisternas de placa do programa Aguá para todos do governo estadual. Na ocasião foram beneficiados moradores das comunidades rurais de; Governo, Azedão, Boa vista, Serrotinho, Aguadinha, Lagoa seca, leobino, Batata, Jurema, Melancia, Felizardo, Retiro, Queimada grande, Cabaceiro, Serrote do Piauí, Serrote das lages, Lagoa de João, Lagoa das pedras, Promissão e Sussuarana. Outras 33 cisternas estão em fase de acabamento, num total de 1.177 que devem ser entregues a população rural do município.
Para fazer parte do programa, todas as famílias beneficiadas estão sendo capacitadas por uma equipe técnica do governo. Cerca de 375 famílias já foram capacitadas, graças a intermediação do secretário municipal de agricultura Geraldo Coco e dos coordenadores, Claudemir Moreira (cabeludo) e seu irmão Clobes Moreira( Buda).
Cada reservatório tem capacidade para até 16 mil litros, e as unidades estão sendo instaladas pela Central Estadual das Associações de Agricultores Familiares (Ceapa), que é uma das seis entidades credenciadas para executar o projeto.
Cada reservatório tem capacidade para até 16 mil litros, e as unidades estão sendo instaladas pela Central Estadual das Associações de Agricultores Familiares (Ceapa), que é uma das seis entidades credenciadas para executar o projeto.
Participaram do encontro, os vereadores; Divan ferreira, Wellington Menezes (Morcego) Laércio, Niquinha, Benzol e Vaninho da promissão, além do chefe de gabinete Lima, os secretários Geraldo Coco (Agricultura) e Eraldo Nunes (Obras), o deputado estadual Inácio Loiola, a vice-prefeita Cristina Costa, a presidente da Emater/AL Inês Pacheco, o presidente da CEAPA Geno Vieira, o presidente da CONAB Dr. Eliseu, o prefeito do município de Mata Grande Jacob Brandão e o Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário José Marinho Junior.
Na oportunidade o prefeito de Inhapi José Cicero Vieira ao fazer uso da palavra, disse que tanto o governo federal quanto o estadual precisam dar mais atenção ao sofrimento dos sertanejos devido a seca que assola o sertão e concluiu: "Farei tudo o que for possível para ajudar o homem do campo e da cidade a ter uma vida digna. Hoje todo o material utilizado na construção das cisternas é produzido dentro do próprio município gerando emprego e renda para a população" - Conclui.