14/07/2013

Inhapi realiza Conferência Municipal preparatória para a Conferência Intermunicipal que acontecerá na cidade de Mata Grande.


Evento está previsto para os dias 25 e 26 de Julho.

Por: Redação

Em sua primeira agenda após chegar da Marcha dos Prefeitos em Brasília, o prefeito José Cícero Vieira , se reúne com a equipe da Secretaria de Educação para traçar metas de trabalho.

Na manhã deste  Sábado , 13, o Prefeito esteve reunido com o Secretário de Educação, Professor Moab Damasceno e a equipe de administração da secretaria para saber como está o andamento para a II CONAE (Conferencia Nacional de Educação).

O Documento-Referência tem como tema "O PNE NA ARTICULAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração". Seu conteúdo foi aprovado em reunião dos membros do FNE realizada nos dias 29 e 30 de agosto, em Brasília, Distrito Federal.

O Secretário de Educação Moab Damasceno, destaca que a "II CONAE será um espaço democrático de construção de acordos entre atores sociais, que, expressando valores e posições diferenciados sobre os aspectos culturais, políticos, econômicos, apontará renovadas perspectivas para a organização da educação nacional e a consolidação do novo PNE, fruto do movimento desencadeado pela I CONAE, ao indicar ações e estratégias concretas para as políticas de Estado de educação básica e superior, assentadas na defesa da construção do Sistema Nacional de Educação e na regulamentação do regime de colaboração entre os entes federados".

O Secretário ainda manifesta que o objetivo é que "este Documento-Referência, a ser objeto de ampla discussão, possa contribuir com diferentes formas de mobilização e debate, especialmente na Conferência Intermunicipal (Inhapi, Canapi e Mata Grande), que acontecerá na cidade de Mata Grande nos dias 25 e 26 deste mês de julho que antecederá a CONAE, cujas contribuições serão objeto de deliberação, garantindo as diretrizes da formulação e materialização de políticas de Estado, sobretudo na construção de um PNE e de suas políticas, programas e ações, incluindo os planos estaduais, distrital e municipais de educação, e fornecendo as bases para a criação e consolidação do Sistema Nacional de Educação".

A II CONAE possui caráter deliberativo e apresentará um conjunto de propostas que subsidiará a efetivação e a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) pelos municípios, pelos estados e pelo Distrito Federal, no contexto da construção do Sistema Nacional de Educação, abrangendo especialmente a participação popular, a cooperação federativa e o regime de colaboração.

 “A CONAE 2014 tem uma grande missão: apontar qual é o sistema nacional de educação que queremos, dentro de um projeto de nação que queremos. Daí a importância do processo de participação dos profissionais da Educação e da sociedade em geral no estudo do Documento-Referência, nos seminários preparatórios e nas Conferências Municipais, Intermunicipais e Estadual, que deverá condicionar o resultado”, afirma o Prefeito José Cicero, que na oportunidade parabenizou o Secretário de Educação Professor Moab Damasceno, pela dedicação e preocupação que vem tratando a Educação do nosso município.


Outras ações





Secretaria Municipal de Agricultura de Inhapi recebe 22 toneladas de sementes.



Prefeito de Inhapi, Zé Cícero é eleito presidente do consórcio Sertão de resíduos sólidos.




V Conferência das cidades em Inhapi é realizada com sucesso.


Agricultores inhapienses falam da alegria e satisfação de terem suas barragens limpas pela Prefeitura Municipal.



Prefeito Zé Cícero realiza lançamento de Academia de Saúde Pública de Inhapi.