26/02/2016

Canapi oferece Disk-dengue e potencializa o combate ao Aedes Aegypti

Município irá distribuir ainda "kit-repelente" para gestantes

Por Assessoria
O município de Canapi disponibiliza uma nova ferramenta para o combate ao mosquito Aedes Aegypti (mosquito da dengue). Desta vez, a população poderá contar com o Disk-Dengue, onde está sendo divulgado o número para que as pessoas possam informar os possíveis focos e criadouros do mosquito que vem causando várias doenças além da Dengue, como a febre Chikungunia e o Zica vírus. Agora é só ligar no número 98182-6121, que uma equipe da secretaria de saúde municipal irá ao local, verificar a denúncia e tomar as devidas providência para eliminar os possíveis focos do mosquito.

De acordo com a secretária de saúde de Canapi - Rita Tenório, o município vem realizando várias ações que visam a conscientização dos canapienses. De acordo com a secretária, Canapi foi palco de uma verdadeira batalha contra o Aedes Aegypti em uma força-tarefa que contou com a ajuda de bombeiros militares, exército, agentes comunitários de saúde e endemias, vigilância epidemiológica, controle de endemias e defesa civil. As equipes percorreram as principais ruas e bairros de Canapi com o objetivo de combater o mosquito e eliminar os criadouros no município.

"Um mero descuido com um recipiente de água já é o suficiente para a reprodução do mosquito que é muito resistente e difícil de combater. Na verdade, precisamos muito que a população nos ajude e faça sua parte que é seguir as orientações passadas pelas equipes e deixar que os profissionais entrem em suas casas para verificar se há focos. Só assim, iremos combater este mal", alerta Celso Luiz.

Kit-repelente para gestantes
A comunidade médica levanta a hipótese de que o aumento de casos de microcefalia poderia estar relacionado a infecções por zika vírus - vírus que foi identificado pela primeira vez no país em abril de 2015. Pensando nisso e de forma preventiva, o município, por meio da secretaria de saúde municipal fez a aquisição de Kits com repelentes especiais para as grávidas e um folder informativo sobre o mosquito. A intenção é evitar os casos de microcefalia em Canapi.

"Vamos usar todas as medidas possíveis para combater esse mosquito. Estamos empenhados em eliminar todos os focos e iremos aguardar a chegada dos kits para fazer a distribuição com as gestantes para que seus bebês não tenham microcefalia. Não podemos permitir que um mosquito acabe com a nossa saúde", disse Rita Tenório - secretária de saúde de Canapi.