21/12/2020

Professoras lançam livro didático sobre a história de Inhapi no sertão de Alagoas.

Evento de lançamento ocorrido na última sexta-feira (18), reuniu amigos, familiares, alunos, convidados e autoridades locais. Confira todas as fotos!

Por: Redação / Créditos: Central do Sertão

"Dar aos alunos a oportunidade de (re)construir saberes, de (re)viver momentos e, principalmente de despertá-los a fim de que se sintam motivados a conhecer e a valorizar ainda a cidade em que vivem" Foi com este objetivos que as professoras e agora escritoras: Allyne Jaciara Rios, Amanda Monteiro, Elis Lidiane Villar e Lucicleia Melo, lançaram na última sexta-feira (18) na quadra de esportes da Escola Nezinho Pereira, o livro didático "Inhapi cidade da gente".

O evento reuniu dezenas de amigos, familiares e alunos das professoras, além de convidados e autoridades locais como o vereador Divan Ferreira e o prefeito Zé Cícero que deu total apoio para transformar o sonho das professores e um sonho seu em particular, numa realidade.

Entre os principais temas abordados no livro, destaque para os símbolos oficiais do município; as origens; o desenvolvimento econômico; a agricultura familiar; as tradições religiosas; a fauna e a caatinga; o canal do sertão, as personalidades históricas e o trabalho dos vigilantes noturnos que empregam centenas de Inhapienses por todo o Brasil e que movimentam a economia da cidade. Além é claro, da fabricação do carro de boi, afinal de contas, Inhapi é considerada a terra do carro de boi.

Com o lançamento do livro, o próximo passo será a introdução do conteúdo do mesmo no currículo escolar dos alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino, assim que as aulas forem reiniciadas com os devidos protocolos de segurança em prevenção ao Covid-19. A intenção é  aprimorar o ensino-aprendizagem dos alunos, começando pelo conhecimento do lugar onde vivem, de modo que, mantenham viva a cultura local e sejam estimulados a contribuir no seu dia a dia pelo desenvolvimento do município e a melhoria nas condições de vida do seu povo.