19/03/2022

[PROJETO PROPAGA PALMA] Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Inhapi deu início a entrega de mudas de palma resistente a Cochonilha do Carmim.

Com total apoio do Prefeito Tenorinho Malta, a entrega beneficiou inicialmente pelo menos 03 agricultores da zona rural do município.

Por: Redação com Ascom\Inhapi

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Inhapi no alto sertão de Alagoas, através do seu Secretário Reginaldo Silva, popular “Rege da Madereira” e equipe, deu início na última segunda-feira (14), a entrega de mudas de palma resistente a Cochonilha do Carmim, uma espécie de inseto que se alimenta da seiva das plantas e além de sugar a planta, a cochonilha também pode introduzir vírus ou toxinas que deixam à planta amarela e murcha podendo destruir a palma forrageira dentro de poucos meses se não for combatida rapidamente.

Com total apoio do Prefeito Tenorinho Malta, a entrega beneficiou inicialmente pelo menos 03 agricultores da zona rural do município. As mudas fazem parte do programa Propaga Palma resultado da parceria entre o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF). 

O Projeto iniciado em agosto de 2020 é realizado pela equipe técnica da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com a expertise dos laboratórios e institutos, que incluem: Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais II, no Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária (BIOAGRO); Casas de Vegetação (estufas de aclimatização) na área experimental do Departamento de Agronomia; Laboratório de Soluções em Informações Geoespaciais e Núcleo de Pesquisas Ambientais Avançadas (SIGEONPA), vinculado ao Departamento de Engenharia Civil; e o Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS).