Prefeitura chegou a emitiu um alerta para que moradores próximo ao paredão da barragem deixassem suas moradia, mas com a paralisação das chuvas optou por fazer o monitoramento da área e a identificação das famílias em situação de risco.
Por: Redação \ Foto: Douglas Vídeo
Uma "tragédia anunciada" é assim que centenas de moradores da cidade de Canapi no alto sertão de Alagoas sempre alertaram para o risco de rompimento de uma barragem na entrada da cidade com saída para o Distrito de Negras em Itaíba/PE. Não por menos, devido ao elevado nível de chuvas na região a barragem já começou a "sangrar" e não suportaria uma nova tempestade como ocorrida na última terça-feira (21) ou mesmo o elevado nível de chuva dos últimos dois dias.
Já a Secretaria de Obras do município enviou uma retroescavadeira para fazer a desobstrução do bueiro que serve como sangrador da barragem.
Todavia, o problema maior, é que várias moradias foram construídas de forma irregular no curso do sangrador da barragem. A Prefeitura aguarda ainda, a avaliação da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros sobre a possibilidade ou não de risco de rompimento do paredão da barragem, já que para a maioria dos moradores da área, não seria possível devido a estrutura forte conforme foi construída.