11/01/2024

| INHAPI/AL | Conselheiros Tutelares tomam posse para o quadriênio 2024/2027.


Solenidade de posse contou com a presença do Prefeito Tenorinho Malta, vice-prefeito Benzol Lima, Vereadores e Secretários Municipais, além de familiares e amigos dos conselheiros titulares e suplentes.

Por Redação

Nesta quarta-feira, 10, os 05 (cinco) conselheiros tutelares eleitos titulares e suplentes para a gestão 2024/2027 foram empossados em cerimônia realizada no Ginásio Municipal em Inhapi/AL. 

Durante a cerimônia, o Prefeito Tenorinho Malta, o vice-prefeito Benzol Lima e secretários municipais participantes entregaram a certificação de posse aos conselheiros e reforçou a importância da participação da comunidade na eleição dos novos membros. “A gestão municipal tem o compromisso com a defesa e a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Reafirmamos nosso comprometimento em construir uma cidade onde cada criança e adolescente tenha garantido o direito de uma vida digna, com acesso à educação, saúde, cultura e lazer”, disse Tenorinho. 

O que é o Conselho Tutelar? 

O Conselho Tutelar é um órgão público que tem como atribuição garantir o respeito aos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil, não tendo autoridade para julgar juridicamente. Nesse sentido, a sua missão institucional é representar a sociedade na defesa dos direitos da população infantil no país, como o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade, à cultura, à convivência familiar e comunitária, entre outros. 

Para atingir esse objetivo maior, o Conselho Tutelar atua de maneira independente e é formado por no mínimo 5 membros, escolhidos pela comunidade local, para exercerem seus mandatos por 3 anos. Isso porque o conselho atua na esfera municipal, sendo obrigatório em todos os municípios do país, independentemente do número de habitantes. 

Isso significa que o conselho aproxima a voz da comunidade com o poder público, fortalecendo práticas democráticas de participação. Pois, o órgão serve como um instrumento de fiscalização e prevenção de situações de risco para crianças e adolescentes. 

Contudo, como citado anteriormente, o Conselho Tutelar não tem autoridade jurídica, ou seja, não tem capacidade para aplicar medidas punitivas contra violadores dos direitos das crianças e adolescentes, como, por exemplo, multas e penas.  

Mas então, qual exatamente é a função do conselho? É o que entenderemos melhor a seguir: 

O que faz o Conselho Tutelar? 

A função do conselho também é determinada pelo ECA, por meio do seu artigo 136. Nele, expressa-se atribuições como atendimentos a crianças e adolescentes, aconselhamento a seus familiares, requisitar serviços públicos na área da saúde, educação, serviços sociais, previdência, trabalho e segurança, entre outros.  

Além disso, uma função do Conselho Tutelar é encaminhar ao Ministério Público e à autoridade judiciária os casos de sua competência, como infração penal ou administrativa contra os direitos das crianças e dos adolescentes.