11/12/2024

| R$: 00,00| Vereadora eleita por Itaíba/PE declara a Justiça Eleitoral que venceu as eleições sem gastar um único centavo.

Foto/Reprodução: TSE

 Jacy do Hospital apresentou como justificativa que sua campanha foi realizada de forma simples, com apoio voluntário e sem a realização de despesas. 

Por Redação 

Com 585 votos, a autodeclarada Agricultora, Jacimara Rodrigues da Silva, popular Jacy do Hospital, de 34 anos, foi eleita vereadora pelo Partido Republicados do município de Itaíba no Agreste do Estado de Pernambuco no último pleito eleitoral em Outubro do corrente ano, cuja posse se dará no dia 1º de Janeiro de 2025. 

Eleita para seu primeiro mandato, a parlamentar teve sua prestação de contas aprovada com ressalvas pela 143ª zona eleitoral, apesar de não ter declarado qualquer tipo de movimentação financeira, nem mesmo uma única despesa com material gráfico e ou serviços contábeis e advocatícios que são os mais comuns em uma campanha eleitoral.


Jacy do Hospital apresentou como justificativa que sua campanha foi realizada de forma simples, com apoio voluntário e sem a realização de despesas. A argumentação apresentada a Justiça Eleitoral foi insuficiente e não veio acompanhada de documentação comprobatória que atestasse a inexistência de gastos eleitorais, fato que justificou as ressalvas na aprovação.

“Não obstante, a ausência de comprovação documental sobre essa questão não compromete, por si só, a análise global das contas, não havendo indícios de omissão intencional de receitas ou despesas, justificando a aprovação com ressalvas, conforme disposto no art. 74, inciso II, da Resolução TSE nº 23.607/2019”, diz o parecer técnico conclusivo acostado aos autos do processo da prestação de contas eleitoral da candidata eleita.