02/07/2013

CRIME AMBIENTAL: Centenas de Urubus são encontrados mortos em Canapi.

Aves teriam consumido carne contaminada de vários cães que aparentemente foram envenenados propositalmente.

Um crime covarde foi registrado por nossa equipe de reportagem na tarde desta terça-feira (02) próximo ao parque de vaquejada no bairro mutirão, as margens da BR-316. Centenas de urubus e pelo menos quatro cachorros foram encontrados mortos aparentemente vitimas de  envenenamento. A principal hipótese levantada seria que as aves teriam consumido carne contaminada de alguns cães que aparentemente foram envenenados propositalmente. 

Próximo a uma das aves encontrada ainda com vida, estava uma carcaça aparentemente de um cão em estado de decomposição, fato que reforça a tese de envenenamento dos animais.

Apesar do ocorrido ser considerado crime ambiental, até o fechamento desta matéria nenhum boletim de ocorrência havia sido registrado na delegacia local.

A importância do urubu no meio ambiente

O urubu é uma ave silvestre protegida por lei que se alimenta de carniça, podendo, porém caçar pequenos animais quando não encontra carniça, constitui uma mesma família com os condores. Estas aves são restritas ao continente americano. No Brasil existem 5 espécies de urubus, o urubu-da-cabeça-amarela, urubu-da-cabeça-vermelha, urubu-da-cabeça-preta, urubu-da-mata e o urubu-rei, o maior de todos. O urubu é de grande importância para a natureza, pois elimina animais mortos, de forma a evitar a proliferação de doenças.

 
 
 
 
 
 
 
 


Por: Canapi Agora
Créditos : Canapi Agora