23/08/2014

Festa de Emancipação Política em Inhapi encanta e deixa benefícios essenciais para a população.

Município comemorou seu 52º aniversário com um belíssimo desfile cívico, inauguração e shows com Loz Kuatro e Paulino Pauleira no povoado Gravatá.

Fonte & Fotos: Redação

Nesta sexta-feira (22) o município de Inhapi comemorou o seu quinquagésimo segundo aniversário, agora são 52 anos de emancipação política, desde 1962 quando junto com o município de Canapi finalmente conseguiu sua autonomia administrativa se desmembrando do município de Mata Grande.


A festa teve inicio com o Hasteamento das bandeiras em frente a prefeitura, seguido das corridas de pedestre e de ciclismo. Mas como sempre, a principal atração da festa foi o belíssimo desfile cívico, que este ano apresentou uma das mais belas manifestações de civismo da história do município, levando para a avenida o tema: BRASIL: UM PAÍS PLURICULTURAL - que fez o público refletir o Brasil, este país de misturas, do branco; do negro; do pardo e do amarelo, onde se encontram Japoneses, americanos e africanos. Um dos maiores países em área e diversidade, pois é no Brasil, a terra dos índios, que abriga dezenas de povos diferentes, que distribuídos por nossa terra espalham cultura e diversidade. Em cada estado, cidade, há diferentes sotaques: que inclui desde o nordestino ao paulista; diferentes ritmos de música e dança, das inúmeras descendências: indígena, japonesa, africana, portuguesa, italiana, espanhola, alemã e dos diversos pratos típicos.

O desfile é um momento em que a comunidade escolar mostra o seu lado cívico, que é construído em sala de aula com o trabalho realizado pelos professores da rede. É um momento em que o civismo é ensinado aos 1002 alunos e compartilhado por professores, gestores, coordenadores e toda comunidade escolar. O objetivo é mostrar o vigor que é a Educação de Inhapi na gestão do Prefeito Zé Cícero, que conta com uma equipe de peso, liderada pelo secretário de educação Moab Damasceno e a Coordenadora pedagógica geral, Gilda Regina que vem dando ênfase à ação pedagógica afim de valorizar o aprendizado da classe estudantil.

Visivelmente emocionado o Secretário de Educação Moab Damasceno não poupou elogios aos organizadores do evento. "Gostaria de agradecer e parabenizar a todos que fazem parte da Secretaria Municipal de Educação (Semed), professores, coordenadores pais e alunos, que não mediram esforços para transformar esse evento consagrado numa grande aula pública prestigiada pela sociedade. E ao nosso Prefeito Zé Cícero que vem fazendo uma revolução na vida dos inhapienses.

Já o prefeito José Cícero Vieira externou seu agradecimento especial a todas as pessoas que tornaram possível o resgate de parte da cultura do município contribuindo de forma direta ou indireta para a realização do desfile cívico. "Agradeço ao Secretário da Educação Moab Damasceno, por seu apoio incondicional, estendendo ainda tais agradecimentos a toda a equipe da secretaria da educação. Agradeço também aos pais dos participantes que apoiaram seus filhos nesse ato cívico, aos professores, coordenadores e gestores de todas as escolas que se empenharam ao máximo para fazer esta linda festa".

Agradeço de forma especial aos alunos  que fazem parte de nossa banda marcial e aos que desfilaram representando as escolas, estendo ainda agradecimentos mais que especiais as bandas convidadas que nos proporcionaram tamanha alegria comparecendo ao evento. E finalmente obrigado a você cidadão de Inhapi, que deixou seu lar e foi receber de forma calorosa os guerreiros Inhapi e os convidados que nos proporcionaram esse emocionante momento de civismo - Concluiu.


Também ocorreu  inauguração da UBS do Gravatá, uma das maiores conquistas da gestão do prefeito Zé Cicero que assim como na educação, vem fazendo um trabalho digno de aplausos na área da saúde, graças ao apoio incondicional da secretária municipal de saúde Rosa Guerra.

A grande novidade deste ano é que ao invés da cidade os shows foram realizados no povoado gravatá ao som de Loz Kuatros e Paulinho Pauleira.