14/08/2014

Tumor de 60 quilos é retirado de mulher no México

Mercedes Talamantes Victorio, 51, carregava um tumor de 60 quilos e 200 gramas

Um tumor de 60 quilos e 200 gramas foi retirado de uma mulher no Cabo San Lucas, no Estado de Baixa Califórnia do Sul, no México. A cirurgia foi feita na semana passada no Hospital da Subzona de Medicina Familiar nº 26, do IMSS (Instituto Mexicano de Seguro Social) e não há registro de um caso similar no mundo.

Mercedes Talamantes Victorio, 51, carregava o tumor há cinco anos, mas nunca havia procurado um especialista, por medo de um diagnóstico fatal. Ela teria passado anos reclusa em sua casa, sem querer receber a visita dos dois filhos. Mercedes era auxiliada apenas por uma vizinha. Foi a filha que acabou convencendo a mãe a ir ao hospital, quando o problema passou a afetar a sua locomoção. Mercedes também tinha dificuldades para respirar e se alimentar.

O médico que fez a cirurgia, Gilberto Insunza Salazar, contou que não há precedentes da história da medicina de um tumor intra-abdominal tão grande. Ele estava localizado próximo ao ovário esquerdo, que também precisou ser retirado. Uma reconstituição abdominal também foi necessária para que a mulher pudesse voltar a caminhar normalmente, pois o tecido flácido restante a impediria de se locomover. 

A operação durou quatro horas e foi bem sucedida. O tumor foi qualificado como benigno pelos médicos.
 
 Reprodução/Reporteros Sin Fronteras