12/08/2014

Projeto "Show na Praça" leva cultura e lazer a toda população de Canapi


Secretaria de Assistência Social realiza evento sempre na última sexta-feira do mês Por Assessoria
O projeto "Show na Praça" foi idealizado pela Secretária de Assistência Social de Canapi, Rita Tenório, e tem como objetivo incentivar a cultura no município por meio da música. O evento é realizado sempre nas últimas sextas-feiras de cada mês na praça principal, próximo a sede da prefeitura municipal. Vários artistas locais e da região se apresentam no evento onde são espalhadas várias mesas por todo o local que fica repleto de crianças, jovens, adultos e idosos, enfim, de toda a população canapiense que faz questão de prestigiar o evento. 

"A ideia é fazer com que as pessoas tenham uma noite de lazer junto com suas famílias. Fazemos o possível para que o evento aconteça sempre de forma agradável. O momento é sempre de muita alegria e descontração. A cultura e o lazer é um direito de todo cidadão. Escolhemos, na maioria das vezes, artistas do município ou da região, por acreditar que, assim, estamos dando oportunidade dos mesmos mostrarem os seus trabalhos, sendo também uma forma de valorizar o que é da terra. No entanto, sempre que é possível, nós trazemos outros músicos de fora para que eles tragam para Canapi o que há de bom em seus repertórios musicais", afirma Rita Tenório.

De acordo com a secretária, a equipe se preocupa com cada detalhe para que a festa fique cada vez mais bonita e convidativa. "Sempre pensamos em oferecer uma noite de diversão. Em alguns momentos nós ainda decoramos as mesas com os temas festivos, como por exemplo, carnaval, dia das mães, São João, etc, com algumas "lembrançinhas", disse Tenório.

O evento sempre conta com a presença do prefeito Celso Luiz, seu Vice Vieira, além de secretários municipais, vereadores e empresários. " A música está entre as principais manifestações culturais do nosso país. Esse projeto traz para Canapi uma oportunidade única de mostrar os trabalhos de vários artistas. O mais interessante é que a cada edição mais pessoas comparecem ao evento. Isso demonstra a seriedade e organização da sua idealizadora que merece, sem dúvida alguma, todo o apoio pela forma como vem conduzindo, tanto esse evento como, principalmente, os trabalhos da secretaria de Assistência Social, por meio das várias ações sociais junto ao povo mais carente", parabenizou Celso Luiz - Prefeito de Canapi.

"O projeto show na praça deu certo e, devido ao seu sucesso, já faz parte do calendário do município. As pessoas ficam aguardando sempre a divulgação da próxima atração  que fazemos por meio da página do facebook da prefeitura, e elas sempre curtem, deixam comentários e comparecem em massa na praça nos dias do evento. E isso é muito bom. Por isso, devemos parabenizar a secretária Rita Tenório pela ideia que foi muito bem aceita por toda a população canapiense", destaca Ezequiel Freitas - Secretário de Comunicação de Canapi.

Outro ponto que merece ser destacado ainda é a segurança feita pelos policiais com a ajuda dos guardas municipais. Além disso, há também o aquecimento da economia local, pois várias pessoas levam seus produtos para serem vendidos no local, durante a festa.

"Eu moro em Mata Grande, município vizinho a Canapi, e sempre que posso venho participar da festa que é muito boa. Lá em Mata Grande não existe um projeto nem parecido com esse, onde as pessoas não precisam pagar nada para poder ouvir um artista se apresentando, pois como o próprio nome já diz, o Show acontece na praça, e todos podem participar junto com suas famílias em uma grande confraternização", comparou Ismar Malta, Zootecnista e morador do município de Mata Grande que sempre comparece na festa em Canapi. 

"Eu estou sempre participando do Show na praça, trago um isopor com refrigerantes, água mineral e algumas bebidas para serem vendidas. E sempre consigo vender tudo e sair com o isopor vazio, graças à Deus. Além disso, ainda me divirto muito com meus amigos e clientes", disse a vendedora, mais conhecida por delegada, que sempre está presente no Show na Praça.  

Devido ao sucesso, o projeto está sendo estendido também para os povoados de  Carié e Capiá, sempre com grande público local e ainda os moradores de Canapi que fazem questão de ir acompanhar a festa nessas comunidades.