24/07/21

SINDACS-AL discute demandas dos servidores com prefeito de São José da Tapera.


Pagamento de progressões enquadradas no PCCV e Previne Brasil foram alguns dos temas abordados em reunião realizada na última terça-feira (20)

Por: Assessoria/SINDACS-AL

Representado pelo presidente Nelson Cordeiro, pelo diretor Fernando Cândido, que também compõe a diretoria da FENASCE, e pelo advogado Caio Alberto, o SINDACS-AL participou de uma reunião na última terça-feira (20) com o prefeito de São José da Tapera, Jarbas Pereira, e com a secretária de saúde, Aline Teixeira, para tratar de assuntos urgentes de interesse dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, além dos demais servidores da saúde do município. O encontro contou ainda com a presença de lideranças do SINDPREV-AL e de uma comissão formada por cinco ACS.

O pagamento das progressões enquadradas no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), criado em 2016, foi um dos principais temas discutidos. De acordo com Nelson Cordeiro, existem algumas pendências que precisam ser atualizadas em relação a tabela. “O pagamento está ajuizado em uma ação de 2020. Após levantarmos essa pauta, o prefeito se comprometeu em fazer um levantamento dos custos relacionados a essa despesa e nos apresentar durante uma nova reunião”, explicou.

Os líderes do SINDACS-AL concordaram com a análise proposta pelo prefeito e com o agendamento de uma nova reunião. O presidente Nelson Cordeiro também sugeriu que o município estabeleça um calendário referente às revisões do PCCV após os dados serem levantados e apresentados à comissão.

O diretor Fernando Cândido parabenizou o prefeito Jarbas Pereira pela disponibilidade em se reunir e discutir abertamente com os líderes sindicais e servidores públicos municipais, destacando a importância do encontro. “Só assim, de forma democrática e transparente, vamos conseguir os avanços para a nossa categoria e demais servidores”, comentou.

Outro assunto amplamente discutido foi o Previne Brasil, uma iniciativa do Governo Federal que passou a substituir o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e trata do pagamento por desempenho das equipes de saúde da família, nas quais os agentes comunitários de saúde estão inseridos. O prefeito Jarbas Pereira também se prontificou a estudar sobre a sua implantação.

Logo após a reunião, a comissão se reuniu e concluiu que o saldo do debate foi positivo. “A gente entende que a forma mais correta de se avançar nas conquistas é priorizar o diálogo”, concluiu Nelson Cordeiro.

O novo encontro onde as pautas serão revisadas pela comissão junto à gestão de São José da Tapera ficou agendada para o dia 10 de agosto de 2021.