17/02/2022

Além da maior nota do estado, outros três estudantes da Escola Estadual Gentil Malta em Mata Grande também foram destaques no Enem\2021 em Alagoas.

 

As estudantes Érica Malta e Bruna Vilar atingiram 940 pontos e o estudante Emerson Breno 960, todos eles, alunos formados da turma de 2021, colegas de sala da estudante destaque no estado Maelly Oliveira que tirou 980 pontos. 

Por: Redação\Marcio Martins 

E não foi apenas a aluna Maelly Oliveira, da Escola Estadual Gentil Albuquerque Malta que se destacou a nível estadual na Prova de Redação do Enem\2021. Além da maior nota do estado (980 pontos) conquistada pela formada da turma de 2021 da referida escola estadual em Mata Grande, que lhe rendeu o convite da Secretaria de Estado da Educação para o evento de abertura do ano letivo 2022 da rede estadual de ensino de Alagoas nesta quinta-feira (17), que foi notícia aqui no site Central do Sertão (veja aqui), outros três estudantes da Escola Estadual Gentil de Albuquerque Malta localizada no município de Mata Grande no alto sertão do estado de Alagoas também se destacaram com excelentes notas na Prova de Redação do Enem\2021. 

Foram eles: As estudantes Érica Malta e Bruna Vilar atingiram 940 pontos e o estudante Emerson Breno 960, todos eles, alunos formados da turma de 2021, colegas de sala da estudante destaque no estado Maelly Oliveira que tirou 980 pontos. 

No caso da Aluna Erica Malta, dias depois da realização da prova, a estudante chegou a gravar um vídeo que também foi notícia aqui no site Central do Sertão (relembre aqui), no qual a jovem agradeceu ao Presidente do Instituto de Identificação do Estado de Alagoas Anízio Amorim, ao prefeito Erivaldo Mandú, ao seu avô Vereador Ivan Malta e ao Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Rodolfo Izidoro pela realização da Campanha “Meu RG na mão” que involuntariamente ajudou a estudante a desenvolver o conteúdo da redação, que teve como tema: "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". 

Embora a abordagem do tema da redação fosse sobre o Registro Civil e não sobre o Registro Geral (RG), ao tratar de Invisibilidade e acesso a cidadania, o tema de fato deu abrangência a toda cadeia da falta de acesso de parte da população brasileira a documentos essenciais para sua cidadania, e o RG (Registro Geral) com certeza é um dos mais importantes. E essa foi a "sacada" que a estudante matagrandense encontrou na hora de desenvolver sua redação, afinal de contas, a mesma abordou algo que ela acompanhou de perto, vendo com seus próprios olhos beneficiar seus conterrâneos, resgatando-os exatamente da invisibilidade e proporcionando cidadania, justamente o que fora proposto no tema da redação do Enem. 

E para falar da emoção e do que representa a conquista dos estudantes matagrandenses, o Jornalista Marcio Martins conversou com a Professora Mara Dantas, mãe do jovem Emerson Breno de 17 anos, que atingiu incríveis 960 pontos na Redação do Enem 2021. 

Para a educadora e mãe do estudante destaque, o sucesso na redação, no caso do seu filho, se deu em grande parte graças a melhor amiga dele, coincidentemente a dona da maior nota do estado, Maelly Oliveira, sua colega de turma, bem como de alguns professores do meio virtual, tais como; o professor Alexandre Magalhães e a plataforma "redação online" e principalmente, do gosto pela leitura que contribui primordialmente. 

“Fico muito feliz em vê os sonhos do meu filho se tornando realidade, através de toda dedicação e esforço por meio dos estudos, abdicou de muitas coisas para alcançar seu desejo. Sempre foi um bom aluno, que gosta de estudar, obtinha boas notas, e o resultado do Enem com certeza é o início de um caminho com realizações. Ao receber a notícia fiquei muito feliz por ele, pois é reflexo do seu empenho, eu e nossa família estamos muito felizes. Agradeço a Deus por essa bênção e creio que será a primeira de muitas” – Disse a Professora e mãe do jovem Emerson, Mara Dantas que conseguir conter a emoção traduzida em cada palavra do seu breve comentário. 

Já o jovem Emerson, comentou: “Durante todos esses anos do colegial estudei em escola pública, vejo essa nota como um reflexo de todo esforço durante o ano de 2021, foram mais de 80 redações que produzi desde o início dos meus estudos no dia 1° de Março até a semana pré-prova. Ensinei reforço escolar, o que me ajudou a fixar os conteúdos... Além disso, assisti muitas palestras, documentários e aulas da área de ciências humanas. Me abstive de bastante coisa, porém em alguns finais de semana eu saía para socializar na casa da minha amiga Maelly. Agradeço a minha família por todo apoio!” – Disse bastante agradecido.