17/02/2022

Estudante de Mata Grande conquista a maior nota na redação do Enem em Alagoas.

 
Maelly Oliveira de apenas 16 anos, recém-formada da Escola Estadual Gentil Malta alcançou 980 pontos e foi convidada pelo Secretaria de Estado da Educação para representar os alunos da rede estadual de ensino nesta quinta-feira (17) em Maceió durante evento de abertura do ano letivo 2022.

Por: Redação\Marcio Martins 

É de Mata Grande no alto sertão de Alagoas a maior nota na Redação do Enem\2021 de todo o Estado de Alagoas que teve como tema: "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". A conquista foi da estudante Maelly Oliveira de apenas 16 anos, recém-formada da Escola Estadual Gentil Malta. 

Filha de um agricultor e uma dona de casa, em conversa com o Jornalista Marcio Martins da nossa equipe de redação, Maelly que conseguiu atingir 980 pontos na redação, disse que sua nota representa o reflexo do seu esforço durante os últimos anos para qual se dedicou integralmente focada em garantir o conhecimento necessário para dissertar uma boa redação sobre qualquer tema. Disse ainda que a conquista representa uma marca importante para o seu futuro. 

“Estudei a metodologia da correção da redação do ENEM para compreender como os corretores corrigiriam e com a ajuda dos livros e da internet busquei aprender a estrutura. No dia da prova fiquei surpresa, pois eu não sabia que esse tema era extremamente relevante, mas destaquei meus repertórios socioculturais e minhas teses de acordo com o que eu tinha treinado durante o ano e assim consegui desenvolver bem” – Contou Maelly. 

“Agradeço primeiramente a Deus, mantive minha fé presente durante os meus estudos. agradeço aos meus pais, que se empenharam em me apoiar durante essa jornada. Agradeço aos meus amigos que estiveram comigo compartilhando ideias e possuindo o mesmo sentimento que eu durante essa época e agradeço aos professores virtuais e canais de estudo da internet que me ajudaram durante o período de pandemia” – Concluiu a jovem estudante matagrandense que sonha em seguir carreira na área de saúde e que tem como o maior dos seus sonhos, poder ajudar as pessoas através da sua profissão. 

O Jornalista Marcio Martins também conversou com a professora Susana Freitas, que foi professora de Língua Portuguesa da estudante, o intuito da conversa é entender melhor como a Escola Estadual Gentil Malta tem trabalhado a preparação dos seus alunos para o Enem. O que de acordo com a educadora acontece logo no início do ano letivo com os professores trabalhando as dificuldades da língua fazendo com que o aluno tome gosto pelas produções textuais. “Aos poucos e com paciência vamos preparando esses jovens para enfrentar os desafios, inclusive, este ano, já iniciei minhas aulas pensando no ENEM” – Disse a educadora. 

A professora Susana também contou que no início de março de 2020, teve a oportunidade de corrigir a primeira produção textual de Maely, disse que foi a partir daquele momento que passou a ter certeza que ela ia longe, pois a produção precisou apenas de alguns ajustes, apesar, que, a redação não foi concluída porque logo após veio a pandemia e as aulas foram suspensas. 

Outra educadora de língua portuguesa que também acompanhou a estudante foi à professora Luzimeire Silva, que apesar do pouco tempo de acompanhamento dos alunos por meio virtual, também ajudou em todo processo de ensino-aprendizagem da adolescente. 

Além da estudante e das professoras de língua portuguesa, através da Professora Maria Luzia Cirino que informou tamanha conquista a nossa equipe de redação, Marcio Martins também bateu um papo com a diretora da Escola Estadual Gentil de Albuquerque Malta, Anna Rosália, popular “Aninha”, a qual não escondeu toda sua felicidade pela conquista da estudante e principalmente pelo êxito do trabalho educacional desenvolvido pela direção, pelo corpo docente, administrativo e de apoio da escola... 

“A educação transforma vidas e promove avanços, somente ela é capaz de erradicar a pobreza e melhorar a qualidade de vida. Na Escola Estadual Gentil de Albuquerque Malta, toda a equipe, gestão, articulação, coordenação, professores e funcionários, trabalham incansavelmente e com amor para garantir esse direito aos nossos estudantes, para que tenham mais oportunidades de alcançar seus objetivos. A aluna Maelly Oliveira da Silva é fruto desse trabalho, estudou conosco todo o ensino médio, e mesmo diante de um cenário pandêmico, conseguiu esse feito de ter a maior nota em redação no ENEM de toda a Rede Estadual de Alagoas, fato que mostrou nosso empenho e dedicação e esforço pessoal da aluna. A escola Gentil Malta hoje se destaca com ótima equipe de professores e com os investimentos do governo estadual vem entregando a sociedade futuros profissionais brilhantes” – Disse Anna Rosália – Diretora Geral da Escola Estadual Gentil de Albuquerque Malta. 

CONVITE 

A relevância da conquista da jovem estudante matagrandense foi tamanha, que a jovem foi convidada pela Secretaria de Estado da Educação para representar os alunos da rede estadual de ensino nesta quinta-feira (17) em Maceió durante o evento de abertura do ano letivo 2022. 

No evento, de acordo com s Secretário de Estado da Educação de Alagoas Rafael Brito, a estudante matagrandense atingiu a maior nota no estado e no Brasil, apenas 10 alunos tiraram nota 1.000 na Redação do Enem\2021 sendo 07 deles do nordeste.