13/02/2022

SINDACS-AL participa de reunião de planejamento e ações da FENASCE em Brasília.

 

O sindicato foi representado pelos diretores executivos Fernando Cândido e Sérgio Leandro durante a programação da semana.

Por: Assessoria - 10\02\2002

O SINDACS-AL, representado pelos diretores executivos Fernando Cândido e Sérgio Leandro, desembarcou em Brasília (DF) na última terça-feira (08) para acompanhar uma série de reuniões de planejamento da FENASCE para o ano de 2022, junto de líderes sindicais de diversos estados do Ceará, Sergipe, Pernambuco, Goiás, Bahia e Paraíba.


De acordo com Fernando Cândido, que também compõe a diretoria da FENASCE, o encontro é fundamental para traçar as principais metas para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. “É necessário planejar para saber em qual direção ir, como ir e o que fazer quando chegar lá. Com o planejamento, a FENASCE prevê a análise de cenários, a definição de metas e a elaboração de planos de ação. Temos bandeiras de lutas fundamentais para o avanço da categoria, como a PEC 22 e a PEC 14, portanto o planejamento das ações em prol da categoria é imperioso” explicou.


Além das reuniões de planejamento, os dirigentes da FENASCE e os líderes sindicais aproveitaram a estadia na Capital Federal para lutar pela regulamentação do reajuste do piso e a revogação da portaria N° 125, publicada pelo atual Ministro da Saúde estabelecendo que a parcela adicional, repassada aos municípios, deve ser para pagamento do décimo terceiro salário.



Seguindo a programação, nesta quarta-feira (09) os diretores Fernando Cândido e Sérgio Leandro acompanharam uma reunião com o deputado federal Weliton Prado (PROS - MG), membro titular da Comissão Mista de Orçamento que elaborou e aprovou a Lei Orçamentária Anual (LOA) da União.

O deputado Weliton Prado está ao lado dos ACS e ACE na luta pela regulamentação do reajuste do piso salarial. “Embora o reajuste tenha sido previsto na LOA, é necessário que haja agora uma regulamentação por parte do Governo Federal, que é o que nós estamos  cobrando em Brasília”, contou Fernando Cândido.


Ainda durante a noite de quarta-feira, os diretores do SINDACS-AL, juntos aos demais representantes dos ACS e ACE, estiveram no Ministério da Saúde (MS), onde foram recebidos pelo ministro da pasta, Marcelo Queiroga.


Na ocasião, os líderes sindicais fizeram a entrega de um


expediente elaborado pelas entidades que representam a categoria a nível nacional, com as principais reivindicações, sobretudo a regulamentação do reajuste do piso salarial. O ministro Marcelo Queiroga solicitou que o grupo se reunisse com o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz.

"Na oportunidade, o secretário Rodrigo Cruz relatou impasses relacionados à nossa reivindicação. Ele informou que nesta quinta-feira pela manhã, os membros do Ministério da Saúde e do Ministério da Economia vão se reunir para discutir estratégias a fim de garantir a regulamentação do piso dos agentes", relatou Fernando Cândido.


Os representantes da categoria permanecerão no aguardo da reunião agendada para esta quinta-feira (10).


O SINDACS-AL é filiado à FENASCE e acompanha de perto todas as pautas nacionais que visam estabelecer o melhor cenário para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.