23/02/2020

[VÍDEO] Casal de agricultores lutam há três anos por cirurgia que pode evitar a perda da visão de seus três filhos em Água Branca.

Peregrinação começou pela Secretaria Municipal de Saúde, passou pelo Conselho Tutelar até chegar à Justiça aonde uma audiência chegou a ser realizada, mas 03 anos se passaram e nada foi resolvido.

Por: Redação
Crédito: Reprodução/Google Imagens

Os agricultores José Cícero e Maria Silvaneide, moradores do Siítio Navio município de Água Branca estão desesperados com o risco dos seus três filhos; Daniel José da Silva de 17 anos, Daniela da Silva (14) e Bruna Santos da Silva de apenas 10 anos, perderem completamente a visão em decorrência de um grave problema na visão chamado GLAUCOMA, doença ocular que provoca lesões no nervo ótico tendo como conseqüência o comprometimento visual que se não tratado adequadamente, pode levar à cegueira.

De acordo com os pais da criança e dos dois adolescentes, a peregrinação pela cirurgia que pode evitar a perda da visão dos seus filhos, começou a cerca de 03 anos através da Secretaria Municipal de Saúde do município de Água Branca, porém, sem sucesso a ponto do caso chegar ao conhecimento do Conselho Tutelar que logo encaminhou para a Justiça aonde uma audiência chegou a ser realizada com o Juiz, o pai das crianças e um ex-secretário de Saúde do município conhecido por “Léo”. Ainda segundo o pai das crianças o juiz determinou que o município providenciasse o mais rápido possível a cirurgia das crianças, porém, já se passaram 03 anos desde a realização da audiência e nada foi feito.

O pior que a cada dia que passar o problema tem se agravado prejudicando inclusive o aprendizado da criança e dos adolescentes na escola, ao ponto da Professora do mais velho de 17 anos ao perguntar ao mesmo qual era o seu maior sonho, o mesmo respondeu que era voltar a enxergar como antes.

A única renda da família é o BOLSA FAMÍLIA, por isso mesmo os pais apelam para as autoridades políticas e judiciárias do município e do estado tomem uma providência o quanto antes para que seus filhos não percam a visão.


O QUE DIZ A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ÁGUA BRANCA

Em contato com o atual Secretário de Saúde Antônio da Silva, o mesmo respondeu que não tinha conhecimento do caso, até porque segundo ele, o município conta com atendimento de um cirurgião de glaucoma. Todavia, estaria fazendo uma visita a família, bem como verificar os protocolos de atendimento da secretaria.

ENCAMINHAMENTOS

Após o contato da nossa equipe de redação, fomos informados pelos pais da criança e dos adolescentes, que o Secretário Municipal de Saúde de fato visitou a família se comprometendo em realizar a consulta com o cirurgião logo após o carnaval.


Ficaremos de olho!