22/04/2013

Futuro de Lula Cabeleira é decidido hoje no TRE em julgamento marcado por "pressão política"

Arquivo
Nabor Bulhões pode vir pessoalmente para julgamento.


 
Deve ser reiniciado hoje no pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o julgamento do recurso impetrado pela defesa do prefeito afastado do município Delmiro Gouveia, Luiz Carlos Costa, o Lula Cabeleira.
Até agora foram cinco votos proferidos e o placar marca 3x2 contra o recurso, ou seja, se persistir esta situação o prefeito eleito segue afastado e até uma nova eleição pode ser convocada.
O problema é que , de acordo com o que foi apurado pelo Cadaminuto, políticos de todas as correntes trabalham nos bastidores para tentar influenciar, principalmente a última desembargadora, Elizabeth Carvalho, no voto que deve decidir a questão, já que o voto do desembargador Fernando Maciel, que pediu vistas e paralisou a eleição, é tido como certo a favor de Lula Cabeleira.
“Houve uma clara estratégia para paralisar o processo que acabaria 4x3 contra o prefeito e se colocar pressão na última votante na tentativa de ser reverter o resultado” explicou ao Cadaminuto uma fonte interna envolvida no julgamento.
A expectativa é de que o advogado Nabor Bulhões, que faz parte da defesa do prefeito Lula Cabeleira, venha pessoalmente para Maceió para participar do processo, sua presença física, faria parte desta estratégia na busca da reversão do resultado.
O Caso
O prefeito de Delmiro Gouveia, Luiz Carlos Costa, o Lula Cabeleira, foi afastado do cargo, no último dia 11.  A decisão foi do Juiz José Eduardo Nobre, titular da Justiça Eleitoral do município.
Segundo o magistrado, a decisão, que corre em segredo de justiça, acata a ação de impugnação de mandato eleitoral que  foi movida contra o Lula Cabeleira pelo candidato Eraldo Joaquim Cordeiro,  o Padre Eraldo, em dezembro do ano passado.
Cabeleira é acusado de abuso de poder político e econômico à frente da prefeitura. Como a decisão também se estende a vice-prefeita do município, Ziane Costa, filha de Lula, o presidente da Câmara de Vereadores, Valdo Sandes, deve assumir interinamente a prefeitura.
A eleição em Delmiro Gouveia foi  acirrada. Durante a campanha, o padre Eraldo foi preso pela Polícia Civil, após não cumprir uma decisão de Justiça por não ter dado o direito de resposta a seu adversário. Lula venceu as eleições com 13.160 votos, contra 12.228 do candidato Padre Eraldo.
O Julgamento
O pedido começou a ser analisado, na última quarta-feira (17), pelos desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e foi suspenso após o desembargador Fernando Maciel pedir vistas.
De acordo com o advogado de defesa, Ailton Paranhos, o julgamento foi suspenso com três votos rejeitando o recurso. Segundo ele, o relator do processo, o desembargador Frederico Wildson, votou pela manutenção da decisão do magistrado José Eduardo.
Os desembargadores Sebastião Costa Filho e Alberto Jorge Correia também acompanharam o voto do relator.  
O presidente da Câmara Municipal, Valdo Sandes, assumiu a prefeitura na última segunda-feira. Em entrevista ao CadaMinuto, Sandes disse que não estava acompanhando a sessão do TRE, mas que aguardava o resultado. 
Por: CadaMinuto
Foto: Divulgação/Internet