16/04/2013

Obras emergenciais de abastecimento de água beneficiam mais cinco municípios

Iniciativa visa reduzir os efeitos da estiagem prolongada em várias regiões do Estado.

Mais cinco municípios situados na Bacia Leiteira, Zona da Mata e região Serrana do Estado estão sendo beneficiados com obras de abastecimento de água: Mar Vermelho, Paulo Jacinto, Palmeira dos Índios, Jaramataia e Dois Riachos. As obras fazem parte do conjunto de ações emergenciais que estão sendo executadas pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), a fim de reduzir os efeitos da estiagem prolongada.

A obra realizada em Mar Vermelho - transposição de água da barragem situada na fazenda Canadá para o manancial da Casal, que secou por falta de chuva - já foi concluída. Trata-se de uma adutora de 100mm de diâmetro e 250m de extensão. Com ela, o abastecimento na cidade foi regularizado.

Em Paulo Jacinto, está em implantação uma adutora de transposição do rio Caçamba para a barragem do Cavaco, onde se situa a captação para atender a cidade. Esta barragem secou, causando problemas de desabastecimento. A adutora, que possui 1.600m de extensão e 200mm de diâmetro, está em fase final de implantação, devendo os serviços serem concluídos até o final deste mês, segundo informou o gerente da Unidade de Negócio Serrana da Casal, José Oliveira.

Ainda na região Serrana, será concluída e posta em funcionamento esta semana a adutora de 3.600m de extensão e 100mm de diâmetro, entre a cidade de Palmeira dos Índios e o povoado Santo Antônio. Esta obra vai reforçar o abastecimento de 1.000 ligações de água, beneficiando as comunidades dos povoados de Craíbas Torta, Uruçu, Lagoa do Rancho, Caraibinhas, Boa Vista do Tomé e Gavião de Cima.

Em Jaramataia, será implantada uma subadutora para reforçar o abastecimento da cidade. Os tubos já foram adquiridos e a obra deverá ser concluída em meados de maio, de acordo com o gerente da Unidade de Negócio Bacia Leiteira, José Arnaldo. Ele revelou também que a adutora Santana do Ipanema-Dois Riachos, que ampliará a oferta de água para esta última cidade, está com os trabalhos de implantação em fase final, com previsão de que sejam concluídos até o final de maio. São 18 mil metros de adutora com diâmetro de 150 milímetros.

Além dessas obras, a Casal está realizando outras para amenizar o problema gerado pela escassez de chuva: desassoreamento da captação do Pratagy (já concluída), adutora de Fernão Velho (em execução), perfuração de poços em Coqueiro Seco e Santa Luzia do Norte (em fase final), nova adutora de Flexeiras (em execução) e três poços na região do Tabuleiro (Distrito Industrial) e Benedito Bentes 1 e 2, em Maceió (já perfurados). 

Por: Assessoria