10/04/2013

Renan Filho lamenta decisão do TSE, mas acredita em reversão no STF.

Foto: Divulgação
O deputado federal Renan Filho (PMDB) – em conversa– avaliou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que reduziu o número de deputados federais de algumas bancadas, incluindo a de Alagoas.

Se prevalecer a decisão, na próxima legislatura serão oito deputados federais. Atualmente, são nove parlamentares. Em entrevista, Renan Filho demonstrou concordância com as opiniões já dadas pelo deputado federal Maurício Quintella (PR).

De acordo com Renan Filho, “é muito ruim para Alagoas porque perde em representatividade, já que diminui a bancada”. “O Estado perde poder político dentro da Câmara Federal. Não é bom”.

O peemedebista avalia que fica mais difícil para se trazer benefícios para o Estado. Falou ainda das consequências eleitorais. “Muda também a questão do coeficiente eleitoral e dificultará a articulação de pequenos partidos para montarem chapas para eleger seus representantes”, destacou.

Renan Filho – apesar de observar “com tristeza” a decisão do TSE – acredita na possibilidade de recurso no Supremo Tribunal Federal (STF), voltando ao número de nove parlamentares.

“Acredito que deve existir o recursos, ou por parte de um deputado, ou de uma bancada ou até mesmo de algum partido. Há as prerrogativas que existem para recorrer ao STF. Mas, eu acredito em uma ação que possa reverter”, finalizou.

É mais uma opinião de um dos membros da bancada federal de Alagoas sobre a decisão que causou surpresa na noite de ontem. Lembrando que há reflexos – como já detalhado no blog – também na Assembleia Legislativa do Estado.

Por: Blog do Vilar