12/04/2013

Presos simulam espancamento em colega de cela a fim de tentar fuga em Delegacia Regional de Santana do Ipanema.

Agentes desconfiaram da ação, acionaram a PM e acabaram evitando uma fuga em massa. 

Presos que estão alocados na 2ª Delegacia Regional de Santana do Ipanema, tentaram simular um espancamento de um dos detentos no intuito de atrair a atenção de agentes de plantão e realizar uma fuga em massa na tarde desta sexta-feira (12).

De acordo com informações dos próprios agentes da Polícia Civil, a ação planejada, aconteceu por volta das 16h de hoje, quando todos os presos estavam tomando banho de sol no pátio da DRP.

Os agentes Rafael e Israel relataram a reportagem do Alagoas na Net, que alguns detentos avisaram que um dos presos estaria sendo espancado por outro grupo de presos e que por isso os policiais deveriam intervir dentro das celas para socorrê-lo.

Contudo, os policiais desconfiaram da situação decidiram solicitar apoio de policiais militares no local para fazer a averiguação do fato. Duas equipes, uma da Rádio Patrulha (RP) e outra do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) do7º BPM se deslocaram até a delegacia regional.

Uma unidade do SAMU também foi acionada para socorrer o preso que estaria ferido. Ao perceberem a chegada de mais policiais, os detentos acabaram se acalmando e eles mesmos entregaram o preso ferido. Após avaliação médica foram constatados apenas ferimentos leves.

“Como eles [presos] sabiam que nós estávamos em menor número, queriam que um de nós fosse socorrer o tal preso ferido e aí todos tentariam arrombar a porta para fugir, ou até fazer um de nós refém”, relatou o agente Israel.

Mesmo com o plano frustrado, os agentes decidiram fechar temporariamente as dependências da DRP para que a situação fosse devidamente controlada. O delegado de plantão, Edvaldo Alves de Menezes, registrou o fato e deverá comunicar à polícia judiciária.

Atualmente a 2ª DRP, encontra-se com 71 presos, divididos em sete celas. A unidade, segundo a própria polícia, suporta apenas 24 detentos, porém devido à superlotação nos presídios e a falta de condição de outras delegacias distritais, a Regional acaba alocando os presos que chegam de toda a região.

Por: AlagoasnaNet 
Foto: Alagoas na Net