15/02/2021

[PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ EM CANAPI-AL] Céu e Terra


CÉU E TERRA

 Há polaridade na criação: o céu e a terra. “No início criou DEUS os céus e a terra” (Gen 1,1). O que se entende por céu? – Entendemos que o céu é o lugar onde está DEUS; é seu lugar. E o que é a terra? – Entendemos que a terra é o lugar em que se encontra o homem.

 A Bíblia mostra a comunicação de Jacó com o céu através de uma escada, pela qual os anjos de DEUS descem (Cf. Gen 28,11-19). A comunicação com o céu, para nós, é CRISTO, que mostra a bondade de DEUS.

 O céu dá a impressão de que é fechado para nós, quando a presença de CRISTO desaparece com sua morte na cruz. Mas CRISTO ressuscita e o céu, mais uma vez, abre-se para nós. “Vocês são pobres, nus e cegos” (Ap 3,17). Eis que estou à porta (do teu coração), e bato. Se alguém ouvir a minha voz, e me abrir a porta, entrarei nele e cearei com ele, e ele comigo”. (Ap. 3,20).

 Não podemos ver DEUS, mas sabemos, pela fé, que com ELE estamos reunidos, “juntamente com ELE nos ressuscitou e nos fez sentar nos céus com CRISTO JESUS. (Ef 2,6) “Se, portanto, ressuscitaste com CRISTO, buscai as coisas lá do alto onde CRISTO está sentado à direita de DEUS. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às coisas da terra, porque estais mortos e a vossa vida está escondida com CRISTO em DEUS. Quando CRISTO, vossa vida, aparecer, então também vós aparecereis com ELE na glória” (Col 3,1-4). “Através de CRISTO nós chegaremos ante o trono da graça”. “Esperança esta que seguramos qual âncora de nossa alma, firme e sólida que penetra até além do véu do santuário (Heb 6,19).

Rev. Pe. Márcio Cândido dos Santos - Administrador da Paróquia São José – Canapi / AL

APRESENTAÇÃO

Nossa comunidade de São José, instituição presente na cidade de Canapi – Alagoas a mais de um século, antes mesmo da sua emancipação. Instituição de cunho religioso, abrangendo cerca de 15.024 fiéis desta distinta cidade. Aos 21 dias do mês de dezembro de 2007, na cidade de Canapi, esta pequena comunidade foi instituída no decreto nº 03/2007 na ata de instalação canônica como Paróquia São José pelo Exmo. e Revmo. Dom Dulcênio Fontes de Matos. A matriz conta com 49 comunidades rurais, todas com seus respectivos padroeiros. 

LEIA TAMBÉM!

Vale a pena viver