28/04/21

Pedro Vilela pede inclusão dos conselheiros tutelares nos grupos prioritários para vacinação

O deputado Pedro Vilela (PSDB) solicitou ao Ministério da Saúde que inclua os conselheiros tutelares no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a covid-19. Segundo o parlamentar, um dos dos efeitos mais perversos da pandemia tem sido o recrudescimento das agressões às crianças, forçando uma sobrecarga maior e mais presente de trabalho para os Conselhos Tutelares em todo o país.

“Sem as aulas presenciais como medida restritiva para evitar aglomeração na pandemia, as crianças, em especial as de famílias mais pobres, estão mais expostas à violência em casa ou na rua, e a figura do conselheiro tutelar é fundamental para proteger a criança, tomar as medidas legais que se façam necessárias, fazer valer o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e orientar a família”, justificou o deputado. “Os Conselhos Tutelares têm um papel importantíssimo nesse cenário”, reforçou.

O parlamentar faz ver ao governo federal a essencialidade do trabalho dos conselheiros. “Não há nenhuma dúvida de que estão vulneráveis ao vírus em função do tipo de trabalho que exercem, dos locais onde frequentam para buscar, acolher e cuidar dessas crianças, e que a vacinação é a única forma efetiva de proteger essa categoria do coronavírus”, destacou. 

A solicitação do deputado Pedro Vilela ao Ministério da Saúde foi encaminhada à presidência da Câmara Federal na terça-feira, 27.


Fonte: Assessoria