14/04/2021

Quem é Silvana Pires a nova Secretária de Saúde de Mata Grande?

 

Conheça o perfil da mulher que irá comandar a pasta mais importante da administração do maior município em extensão territorial do estado de Alagoas. 

Por: Redação/Marcio Martins 

Pouco mais de 20 (vinte) dias após o pedido de exoneração da ex-secretária de saúde de Mata Grande Jackcélia Tavares, o prefeito Erivaldo Mandu finalmente anunciou o nome da nova gestora da saúde do município, a Bacharel em Serviço Social Silvana Pires, mas afinal de contas, quem é Silvana Pires? 

Foi com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre a mulher que irá comandar a pasta mais importante da administração do maior município em extensão territorial do estado de Alagoas, que o Jornalista Marcio Martins conversou com a nova Secretária Municipal de Saúde de Mata Grande, Silvana da Silva Pires, Bacharel em Serviço Social com pós-graduação em Seguridade Social; Servidora pública municipal concursada na função de agente administrativo e professora com passagem pela escola Rubens Nunes (Inhapi) e na Demócrito Gracindo em Mata Grande. A nova secretária também possui experiência em gestão com passagens pela Coordenação do Portal Alvorada, do Programa Bolsa Família e atualmente estava na coordenação de programas da Secretaria Municipal de Assistência Social. 

Apesar de não ser profissional da área médica, Silvana Pires já trabalhou diretamente na área da saúde, primeiro como agente administrativo do Posto de Saúde Urbano 01 e logo depois como atendente no Hospital Municipal. Além disso, por um bom tempo Silvana também trabalhou na secretaria que agora passa a gerir. Não obstante, o fato da nova Secretária de Saúde ser assistente social e principalmente por trabalhar diretamente com famílias em situação de extrema vulnerabilidade social dar a ela condições necessárias e indispensáveis de ter a sensibilidade e a humanidade que os gestores de saúde tanto precisam e que por vezes é muito mais importante no currículo profissional do indivíduo, do que a formação técnica que o cargo exige. 

Perguntada como se deu o convite para assumir tão relevante cargo dentro da administração pública municipal? A nova secretária respondeu que o convite não teve intermediários políticos, que partiu do próprio prefeito e da primeira dama e que não aceitou de imediato, pediu um tempo ao gestor municipal para pensar... pensou, repensou (...rsrsr) e acabou aceitando o desafio, o qual acredita que só tem a contribuir para o seu crescimento profissional e principalmente como pessoa, pois é diante dos desafios que procura sempre ofertar o seu melhor, aproveitando cada oportunidade de desenvolver um trabalho de qualidade em prol da população. “Sabe Marcio, sempre falo que nós servidores públicos trabalhamos para o povo, então devemos fazer o melhor a cada dia” – Disse. 

Quando questionada sobre como será conviver com as críticas e as denúncias dos opositores do governo, Silvana Pires não titubeou: “Márcio, amanhã estarei na Secretaria conhecendo o pessoal novato, vendo alguns documentos essas coisas. Críticas, em qualquer lugar as pessoas fazem, construtivas se for para o bem das pessoas e para o meu vou aceitar com todo carinho e respeito, se para denigre não vou dar ouvidos porque só vai crescer. Já sobre denúncias, se tiver vou sentar com o prefeito, os técnicos e o jurídico para sanar a situação" - Respondeu a nova Secretária de Saúde de Mata Grande.

Devidamente apresentada, registramos aqui a nossa torcida e oração para que a nova secretária faça uma excelente gestão em prol da saúde da população matagrandense, afinal de contas, se ela fracassar, todos fracassam juntos. (Marcio Martins e Equipe Central do Sertão)