14/07/2014

Canapi sedia encontro para elaboração dos Planos Municipais da Educação

Representantes de municípios circunvizinhos também participaram do evento

Por Assessoria
O avaliador educacional da Undime (União dos Dirigentes Municipais), Luiz Carlos, foi ao município para elaborar, junto com as comissões formadas em cada município, o plano municipal de cada
cidade. Foram dois dias fazendo diagnósticos, levantamentos de dados, coletando todas as informações e tirando as dúvidas que cada município tinha.

http://minutosertao.com.br/assets/cache/thumbs/7bdda4006ca83b77a8d52de639b12bcb.jpgEssa foi a primeira etapa do plano, onde são coletadas as principais informações, e até o mês de dezembro os municípios deverão estar com o plano devidamente concluído e aprovado, fazendo cumprir assim a Lei que determina que todos os municípios deverão elaborar o plano mostrando as metas a serem cumpridas nos próximos 10 anos.

http://minutosertao.com.br/assets/cache/thumbs/c8fb19a440244262cc850d0059f8b045.jpg"Devemos coletar os dados, mostrando assim todas as informações, em seguida é feita uma análise do que foi constatado, e por meio desse trabalho, iremos projetar metas que o município terá que atingir nos próximos 10 anos. Isso é uma exigência do Ministério da Educação, por meio de Lei, após a aprovação do Plano Nacional. Enquanto não existia essa exigência, cada município fazia da forma que lhe era conveniente, mas agora é diferente, cada município tem que ter seu plano", explica Janaína Tenório, Assessora da Secretaria de Educação de Canapi.

http://minutosertao.com.br/assets/cache/thumbs/761270133943bff40332b48a8f27dda1.jpgA partir do primeiro encontro os municípios estarão em fase de elaboração do plano. Em Canapi será formada ainda nesse mês de julho, uma subcomissão, formada por representantes da sociedade civil, onde poderão participar da elaboração do plano, as pessoas que fazem parte de Ongs, Sindicatos, enfim, a sociedade, para auxiliar nos trabalhos da comissão técnica a coletar os dados com as informações necessárias.

http://minutosertao.com.br/assets/cache/thumbs/b3dc493dd23b6f04f7b337e20336e6ca.jpg"A participação de todos é muito importante para conseguirmos fazer um bom trabalho. O PME será elaborado seguindo um cronograma de atividades, onde o empenho de cada um será fundamental. O nosso prazo final para a entrega será em dezembro deste ano (2014). Até lá, vários encontros serão realizados para podermos irmos ajustando as coisas e detalhando as informações necessárias. Tenho absoluta certeza que as nossas comissões farão um excelente trabalho", destaca Luiz Pedro Brandão - Secretário de Educação de Canapi.

No próximo encontro está marcado para o mês de agosto, onde será realizada a Conferência, mas desta vez no município vizinho.