15/07/2020

Prefeitura Municipal de Canapi Enfrentamento à Pandemia Covid-19

NOTA OFICIAL DE ESCLARECIMENTO

​A Prefeitura Municipal de Canapi, diante das maledicências contidas na reportagem do site Central do Sertão que, mais uma vez de forma tendenciosa coloca em dúvida a transparência na utilização dos recursos utilizados pela gestão neste momento de calamidade pública gerado pela Pandemia do Novo Coronavírus, vem esclarecer que:

1. A gravidade da situação requer todo um aparato para proteção da vida das pessoas. A Prefeitura, depois de fazer contrato emergencial com a empresa fornecedora dos equipamentos necessários, conseguiu um preço ainda menor, justo e praticável do que o constante na Ata de Registro de Preços, alugando tendas, disciplinadores e outros, em uso nas Barreiras Sanitárias, Postos Bancários e Lotérica, como orienta o Ministério da Saúde.

2. Como acontece em todas as Prefeituras, a cobrança do material é diária, e estamos tendo uma despesa mensal de R$ 30.408,00, esclarecido no Portal de Transparência, documentado e dentro da legalidade jurídica. Leve-se aí em consideração que o preço que conseguimos pelo aluguel dos equipamentos está menor do que na maioria das regiões, mérito de uma boa negociação e entendimento das partes, como o momento exige e a cidade merece. O equipamento utilizado está assim distribuído:         

➢ Para as Barreiras Sanitárias: 02 tendas 6 x 6 no Capiá, 02 tendas 6 x 6 no Bradesco, 04 tendas 4x4 na Lotérica, além de Disciplinadores para delimitar o acesso às Instituições bancárias. Junto a este material, ainda há o aluguel de 10 cadeiras e 04 mesas para apoiarem os profissionais.

3. Para atender as necessidades das famílias em vulnerabilidade, estão sendo distribuídas mensalmente uma média de 3.000 Cestas Básicas além de na média também 3.000 Kits de produtos de limpeza higiene pessoal, e  distribuídos cerca de 5.350 Kits de Alimentos para os Estudantes da rede Municipal, ajuda efetiva e que será mantida até o final da Pandemia.  Além disso, disponibilizou máscaras de proteção para a população, especialmente nos locais que podem gerar aglomerações, como feiras livres. Portanto, todos os recursos gerados para combater a Pandemia estão sendo utilizados de forma transparente.

4. Todos os profissionais e órgãos municipais ligados à SAÚDE estão em ação pela defesa, combate, prevenção e assistência aos casos de Covid-19. A vida, o bem-estar e a qualidade de vida do povo de Canapi estão acima de tudo. Todos os dados sobre o combate à Covid-19 estão no Portal de Transparência podendo ser consultado por qualquer cidadão canapiense.

Em contrapartida...
Esta não é a primeira vez que a Prefeitura de Canapi é alvo de vandalismo jornalístico pelo site em referência, que embute claramente em suas matérias a proposta medíocre das oposições. Assim sendo, a gestão afirma que caso outras matérias que venham com este tom tendencioso sejam publicadas sem que haja antes uma confirmação sobre a veracidade do conteúdo, a Justiça será acionada e o dono do site será responsabilizado.
Diante dos esclarecimentos, o Prefeito Vinícius Lima e sua equipe, especialmente os profissionais de Saúde que estão na linha de frente dos trabalhos de combate ao Coronavírus, fazem mais uma vez um apelo para que a população seja parceira e cumpra os protocolos que são grandes aliados para evitar a contaminação: MANTER O ISOLAMENTO SOCIAL, PRATICAR HÁBITOS DE HIGIENE PESSOAL E FICAR EM CASA.
Por: Ascom