28/10/2023

| EXCLUSIVO! | Vazam fotos de salas de aula com apenas 04 e 08 alunos e suspeita de turmas fantasmas da EJA aumenta pressão sobre o Secretário de Educação.

 

No papel os alunos existem e de fato estão matriculados, porém, em média, apenas 1/3 aparecem na escola. 

Por Redação/Marcio Martins 

E os relatos de irregularidades na Educação de Jovens e Adultos no sertão de Alagoas não param, desta vez a denúncia vem acompanhada de fotos das turmas da EJA em Canapi. Nas imagens é possível contar salas com apenas 04 e 08 alunos, o que reforça a suspeita de turmas fantasmas e aumenta a pressão sobre o Secretário Municipal de Educação Luiz Vieira. 

As fotos foram tiradas na noite desta sexta-feira (27) na Escola João Vieira Maciel que fica localizada na cidade, mais precisamente no Bairro Mutirão e é cedido ao Espaço Social Pompílio Brandão para abrigar 05 turmas do 6º ao 10º período da modalidade de ensino, onde estão matriculados 87 alunos, mas, que, porém, apenas 29 alunos, ou seja, apenas 1/3 assistiam aula neste dia. 

É importante frisar que faltas são justificáveis e é algo comum de acontecer. Todavia, o problema é quando vira rotina e os papeis se invertem, ou seja, os alunos passam a faltar muito mais do que a frequentar as aulas. E é exatamente isso que vem ocorrendo com a EJA em Canapi de acordo com o(a) servidor(a) da educação responsável pela denúncia e pelo envio das fotos a nossa redação vazadas de um grupo de whatsapp da escola. 



TRÊS VEZES MAIS ALUNOS QUE ARAPIRACA 

A ausência de 70% do alunado do EJA as aulas em Canapi de um total de 2.371 (conforme os dados da prévia do Censo Escolar/2023), talvez encontre como explicação a realidade educacional de jovens e adultos de municípios vizinhos bem mais populosos no estado, tais como; Delmiro Gouveia (135); Santana do Ipanema (126) e Arapiraca que com uma população 15x mais que Canapi, informou apenas (706) matrículas de jovens e adultos.