01/07/2013

Começa hoje (1) primeira etapa da vacinação contra a Aftosa

Foto: Ilustração A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) inicia nesta segunda-feira, 1º de julho, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2013. Os criadores alagoanos têm até o dia 31 de julho para vacinar seus rebanhos de bovinos e bubalinos.
 
Na última etapa da campanha de vacinação, realizada em novembro do ano passado, receberam a dose antiaftosa 1.247.131 bovídeos, resultando numa cobertura vacinal de 96,13%.
 
Para a campanha de vacinação contra a febre aftosa, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recomenda um índice de cobertura vacinal de 80% do rebanho. Na última etapa da campanha, nenhum município alagoano ficou abaixo deste índice.
 
O órgão de defesa alerta aos criadores que, após efetuar a vacinação do rebanho, a declaração deve ser feita nos escritórios da Adeal do município onde o estabelecimento rural está localizado. O prazo será encerrado 15 dias após o término da etapa de vacinação.
 
A declaração é um documento obrigatório que comprova, oficialmente, que o criador vacinou o animal. Para obter o documento, o criador ou responsável deve apresentar a nota fiscal de compra da vacina e documentos de identificação. Quem não declarar, estará sujeito ao pagamento de multa e ficará impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), além de ficar inadimplente junto à Adeal.
 
A multa prevista por lei para o criador que deixar de comprovar a vacinação com a declaração, corresponde a 30 Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (Upfal).
 
A febre aftosa é umas das maiores preocupações da agropecuária. Altamente contagiosa, a doença atinge animais de cascos bipartidos e é responsável pelos maiores prejuízos no setor.
As campanhas de vacinação fazem parte do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa e são itens obrigatórios para criadores de bovinos e bubalinos.
 
por :Alagoas Na Net