29/11/2019

Agricultores do sertão serão beneficiados com recursos destinados pelo Senador Rodrigo Cunha para a pesquisa de alimentos em Alagoas.


Recursos serão gerenciados pela Embrapa a contribuir para a melhoria de renda dos agricultores.

Por: Redação com Assessoria
Crédito: Reprodução/Google Imagens

Criada em 2018, a Embrapa Alimentos e Territórios é um patrimônio regional importante na valorização da cultura gastronômica e na melhoria de renda dos agricultores alagoanos. O senador Rodrigo Cunha é um entusiasta da pesquisa e inovação, e por isso fez questão de somar esforços com a bancada alagoana para destinar de forma coletiva emendas para essa unidade da Embrapa, que funciona em Maceió.

Segundo o chefe-geral da Embrapa Alimentos e Territórios, João Flávio Veloso, os recursos serão usados para equipar o novo centro de pesquisa, que conta com laboratórios focados em desenvolver tecnologias capazes de melhorar a competitividade dos produtos cultivados no estado e na região. 

Veloso pondera que além do ganho de renda especialmente para a agricultura familiar, a melhoria dos produtos locais fomenta também o turismo na região. Ele lembra que países como França, Espanha e Portugal valorizam seus alimentos nacionais, e isso funciona como estímulo ao turismo. E cita o apreciado queijo coalho e produtos da mandioca como exemplos de iguarias nordestinas adoradas em todo o Brasil.

“O novo centro de pesquisa tem uma importância bastante grande para a região. A cadeia produtiva de alimentos se beneficia muito do avanço tecnológico. Aqui tratamos de produtos tipicamente nordestinos, que se revestem de identidade típica da nossa região, e têm uma conexão importante com a gastronomia e o turismo”, pontuou o pesquisador. 

Para o senador Rodrigo, o investimento em pesquisa é estratégico, pois se reverte em benefícios para toda a população. 

“A Embrapa Alimentos presta um relevante serviço ao estado e à população alagoana, contribuindo e muito para a melhoria da renda dos agricultores e valorização dos produtos que consumimos aqui e vendemos para todo o Brasil e o mundo. Por isso destinei recursos para lá, na certeza de que os benefícios se multiplicarão”, afirmou Rodrigo Cunha.