14/04/2017

VERDADEIRA SABEDORIA

Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos, é escudo para os que caminham na sinceridade... e preserva o caminho dos seus santos. Prov. 2: 7,8

No verso de hoje, o homem que segue os conselhos divinos, é descrito como o “reto”, “o que caminha na sinceridade” e “o santo”. A recompensa para este tipo de pessoa é que Deus, será um escudo para ele, e  lhe dará sabedoria e preservará o seu caminho.

Sabedoria é a arte de viver e saber viver é condição indispensável para ser feliz. Se você não souber viver, sofrerá, fará sofrer as pessoas que estão ao seu lado e acabará tendo uma vida oca, vazia e limitada a valores passageiros.

Quando você procura com sinceridade os conselhos divinos, recebe “verdadeira sabedoria”. Em hebraico esta expressão é  tushiyah. Trás a idéia de solidez.

Por que os seus planos ruíram de um momento ao outro?  Por que tudo o que sonhou na vida e parecia estar se realizando, explodiu em mil pedaços? Deus oferece tushiyah aos que o buscam, se você aceitar, aquilo que está construindo, será sólido e indestrutível.

Nesse processo de edificação o Senhor promete ser um “escudo”. Quando os ventos contrários soprarem com violência ou os furacões da vida tentarem destruir as suas realizações, Deus o protegerá. Nada nem ninguém será capaz de destruí-lo.

Todas estas promessas são feitas aos seus santos. Em hebraico chasidim. Literalmente significa  seus “adoradores fervorosos”.

No tempo dos macabeus, os chasidim eram aqueles que voluntariamente escolhiam seguir  os ensinamentos divinos e viviam de um modo diferente àqueles que tentavam amalgamar os princípios bíblicos com a cultura grega.

Esta é uma  advertência para sair do secularismo. Mostra o perigo de querer, servir a Deus enquanto se tenta seguir os padrões morais de uma cultura que tirou Deus do cenário.

Por que temer hoje se Deus é o seu escudo e a fonte constante de sabedoria? A pergunta que preciso responder para iniciar em segurança as minhas atividades hoje é: Sou eu um ‘chasidim’? Porque: “Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos, ed escudo para os que caminham na sinceridade.... e preserva o caminho dos seus santos.”

Alejandro Bullón