CPEs foram formadas pela ONG CACTUS entidade parceira da Visão Mundial e Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo Municipal, aprovado por unanimidade na Câmara de vereadores.
Por: Redação\Marcio Martins
A Câmara Municipal de Vereadores de Inhapi aprovou nesta sexta-feira (23) um Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo Municipal que regulamentou a criação das Comissões de Proteção nas Escolas. O texto foi aprovado por unanimidade entre os vereadores presentes.
A iniciativa que nasceu de uma experiência na cidade de Fortaleza/CE em 2013, chegou ao alto sertão de Alagoas através da ONG Visão Mundial que com o apoio equipe do CACTUS responsável pelo desenvolvimento dos projetos e programas da organização no município de Inhapi, buscou parceria com a gestão municipal, que logo, abraçou o projeto e abriu as portas da Secretaria Municipal de Educação para capacitação dos professores e coordenadores pedagógicos que viriam a integrar as comissões de proteção em todas as escolas da zona urbana e rural do município.
Formada as comissões, na última segunda-feira (20), a equipe do CACTUS realizou um grande evento com todos os integrantes das CPEs, que também contou com a presença de representantes de vários seguimentos do sistema de garantia de direitos, do Conselho Tutelar que nas palavras de sua presidente Jussara Regina, homenageou a equipe dos Cactus\Visão Mundial pela parceria de longa data, da Secretária de Saúde Ana, da Secretária de Educação Carleane Chagas e do vice-prefeito Benzol Lima. Na ocasião, foram apresentadas algumas as ações já desenvolvidas nas escolas, quantitativo de encaminhamentos registrados aos órgãos de proteção e os Planos de Ação desenvolvidos por cada uma das 17 comissões devidamente implantadas com registro em ata.
Concluído o processo de formação, feito o diagnóstico, construído o plano de ação e finalizado o evento de confraternização das Comissões de Proteção nas Escolas, restava apenas à aprovação pela Câmara de Vereadores do Projeto de Lei que regulamenta a criação das CPEs, tornando-as permanentes e dando segurança institucional as ações e encaminhamentos dos seus membros. E foi nesta sexta-feira (23), que por encaminhamento e autoria do Prefeito Tenorinho Malta, o Projeto de Lei chegou a Câmara Municipal de Vereadores e na presença de representantes das escolas, das CPEs, dos colaboradores e coordenadores do CACTUS e da Visão Mundial, o Projeto sob a Presidência e total apoio do Vereador Gilson Tenório, foi aprovado por unanimidade entre os vereadores presentes.
Além do presidente, que agradeceu e lamentou o encerramento das atividades da Visão Mundial em Inhapi, também fizeram uso da palavra os vereadores Berg e Moab enaltecendo o trabalho da ONG e parabenizando a iniciativa da criação das CPEs nas escolas. Já o Coordenador de Projetos da Visão Mundial Bruno Rosas e a Coordenadora do CACTUS Maria Dapaz, externaram toda gratidão possível à parceria entre as organizações, as escolas, os professores, a gestão municipal e a Câmara de Vereadores, parceria sem a qual nada disso seria possível. Já Márcio Martins que facilitou o processo de formação das CPEs, além de reforçar a importância da parceria, fez questão de enaltecer o marco histórico conquistado pelo município de Inhapi a nível nacional na defesa dos direitos da criança e do adolescente, uma vez que Inhapi passa a ser um dos primeiro municípios do país, quiçá o primeiro, a implantar Comissões de Proteção nas Escolas em toda sua rede municipal de ensino, o que possibilitará entre outras coisas, o levantamento de dados reais sob violação de direitos de crianças e adolescentes no município pelo período que se fizer necessário qualquer tipo levantamento, não por amostragem, mas sim, dados reais que serão identificados nas escolas e devidamente encaminhados para os órgãos de proteção competentes.
A lei agora segue para ser
sancionada pelo Prefeito Tenorinho Malta.