03/10/2022

[ESPECIAL ELEIÇÕES 2022] Prefeitos de Canapi e Mata Grande são os grandes derrotados destas eleições no alto sertão de Alagoas.

 

Em Canapi a oposição fez o Deputado Estadual mais votado e três dos quatro candidatos a deputado estadual apoiados pelo prefeito não conseguiram se eleger. Já em Mata Grande o grupo político do atual gestor perdeu seu Deputado Federal que também não conseguiu se reeleger e para o Governo do Estado foi à oposição que saiu vitoriosa com Paulo Dantas mais votado do que Rui Palmeira, candidato do prefeito. 

Por: Redação 

O resultado das eleições deste Domingo (02) surpreendeu muita gente por todo país e para todos os cargos em disputa, mas o que pouca gente esperava era que essas surpresas acontecessem aqui no alto sertão de Alagoas onde historicamente a grande maioria do eleitorado é levado a votar majoritariamente nos candidatos do grupo que está com a máquina pública nas mãos, a exemplo do município de Inhapi onde praticamente não existiu oposição, a exemplo dos Deputados Federais e Estaduais apoiados pelo Prefeito Tenorinho Malta que tiveram expressivas votações, mas principalmente das eleições para Governo do Estado, onde Paulo Dantas obteve 89,73% dos votos (7.190), contra menos de 10% somados todos os seus adversários. Cenário bem diferente dos municípios vizinhos de Canapi e Mata Grande onde os prefeitos Vinicius Lima e o Erivaldo Mandú amargaram duras derrotas para a oposição. 

Em Canapi a oposição fez o Deputado Estadual Ronaldo Medeiros o mais votado com 1.661 votos e quatro dos três candidatos a deputado estadual apoiados pelo prefeito não conseguiram se eleger (Davi Maia, Yvan Beltrão e Samyr Malta). Outra derrota do ponto de vista da ausência de demonstração de força política foi à votação para o Governo do Estado e para o Senado Federal, onde a oposição conseguiu 39,10% dos votos para Paulo Dantas (Governador) e 44,80% para Renan Filho (Senador), num cenário onde o atual prefeito Vinicius Lima conta com o apoio dos 11 vereadores e de um grupo considerável de suplentes. 

Já em Mata Grande o grupo político do atual gestor perdeu seu Deputado Federal que também não conseguiu se reeleger e para o Governo do Estado foi à oposição que saiu vitoriosa com Paulo Dantas mais votado com 47,84% dos votos (5.150) contra 45,08% do que Rui Palmeira que era o candidato do prefeito a Governador e tinha o filho do Deputado Antônio Albuquerque como vice. Vale ressaltar ainda, que embora o Prefeito Erivaldo Mandú tenha conseguido eleger o Deputado Estadual Antônio Albuquerque em 1º lugar no município, neste caso, Mandú mais uma vez saiu derrotado já que os três principais candidatos de oposição a Deputado Estadual (Samyr Malta, Ronaldo Medeiros e Carla Dantas) somaram um percentual de votos maior que o deputado do prefeito (Oposição: 41,53% \ Governo: 34,65%). 

Todavia, como nem tudo são derrotas, uma vitória em comum sobre a oposição une os prefeitos Erivaldo Mandú e Vinicius Lima, falamos da eleição para Deputado Federal onde os candidatos Arthur Lira em Canapi e Nivaldo Albuquerque em Mata Grande eram candidatos únicos apoiados pelos prefeitos em seus respectivos municípios e foram os mais votados com ampla votação, apesar de que apenas o Deputado Arthur Lira foi reeleito com mais de 200 mil votos, sendo o mais votado do estado. E apesar também, que no caso de Mata Grande, quando somados os votos dos candidatos a Deputados Federais apoiados pela oposição, o grupo político do prefeito perde mais uma vez, afinal de contas, Nivaldo Albuquerque ficou com apenas 40,07% dos votos válidos.

Confira AQUI a apuração completa por município