O primeiro a tomar posse foi o prefeito Tenorinho Malta na cidade de Inhapi em cerimônia iniciada ainda na terça-feira (31/12). Já em Canapi e Mata Grande, as cerimônias ocorreram as 16h e 20h do dia 1º de Janeiro/2025 respectivamente.
Por Marcio Martins/Portal Editora Guia Mais
Conhecido nacionalmente de forma pejorativa como “Triângulo da Bermudas Alagoano” por seguidos esquemas de corrupção desbaratados pela Polícia Federal nos últimos 10 anos, as cidades de Canapi, Inhapi e Mata Grande localizadas no alto sertão do estado de Alagoas deram posse a seus novos gestores. A começar pelo prefeito reeleito Tenorinho Malta (PP) empossado na virada de 2024/2025 em cerimônia iniciada ainda na terça-feira (31/12) e que além do gestor, também deu posse ao vice-prefeito Gilson Tenório (PP) e aos vereadores Divan Ferreira, Berg, Cição, Marcio de Adelmo, Niquinha Costa, Vaninho, Sandro de Dezinho, Benzol, Beto Malta, Catuaba e fechando os 11, o único parlamentar eleito pela oposição, o vereador reeleito Cícero de Sessé.
Já em Canapi e Mata Grande, as cerimônias ocorreram as 16h e 20h do dia 1º de Janeiro/2025 respectivamente. Nas duas cidades a população por maioria dos votantes, escolheram duas mulheres para comandar as finanças dos municípios pelos próximos 04 anos. Josélia irmã de Zé Hermes (PP) em Canapi e Fabiana Farias, a “Fal” (MDB) em Mata Grande, ambas eleitas com o apoio dos prefeitos já reeleitos Vinícius Lima e Erivaldo Mandu, que tiveram a seu favor, a força da máquina pública e toda sua estrutura político-administrativa.
Em Canapi, além da prefeita Josélia, também tomou posse o vice-prefeito Hermeson de Lima pela segunda vez consecutiva e os vereadores Té de Zequinha, Urso Biano, Agnaldo do Capiá, Arnaldo Barbosa, Luciano Carnaúba, Davi de Vieira, Maciel de Zé de Neco, Junior Mulungu, Zé Divo, Aloísio Basílio e a única mulher do legislativo canapiense, Camila Paulino, que por coincidência, é a única vereadora eleita pela oposição no município.
Já em Mata Grande, juntamente com a prefeita FAL, ainda tomou posse o vice-prefeito Dr. Vinícius e os vereadores Rodolfo Izidoro, Maedson, Joseval, Cocada Mandu e Miguel Ricardo, eleitos pelo chapa de sustentação da prefeita eleita e os demais parlamentares eleitos; Dr. Marcel, George Malta, Fraklin Lou, Vânio de Pedoca, Juliana Brandão e Cleber Malta que juntos formaram maioria para a eleição da presidência e da mesa diretora oposicionista.
Vale salientar que nos três municípios, a posse dos eleitos prefeito, vice-prefeito e vereadores, foram prestigiados pela população e por autoridades municipais, apoiadores e lideranças políticas de todos os grupos políticos. As cerimônias ainda foram antecedidas e sucedidas por Missa em Ação de Graça.