09/02/2019

Prefeitura de Canapi: Seriedade e Competência na Educação de Jovens e Adultos.

Por: Ascom/Canapi-AL

O Prefeito Vinícius Lima – que não brinca em serviço – coloca a Educação como um dos mais fortes pilares de sua administração e vem aplicando todos os recursos destinados à área para que os estudantes de todos os níveis recebam o que há de melhor. Assim está sendo também com o Programa EJA – Educação de Jovens e Adultos que vem alcançando excelentes índices de presença e aproveitamento dos que o frequentam. Ele incentiva os técnicos e professores do Programa por acreditar que é preciso oportunizar os jovens e adultos que abandonaram os estudos a concluírem o Ensino Básico para que possam escrever um novo e decisivo capítulo em suas vidas.

O Governo Municipal de Canapi, por meio da Secretaria de Educação, vem se dedicando em mudar o paradigma de diferenças sociais, oferecendo todas as chances possíveis dentro do contexto educacional para promover uma Educação de qualidade com o intuito de mudar esta realidade incentivando o retorno das pessoas ao convívio das salas de aula, alcançando uma formação que favoreça a melhoria de suas condições de vida para modificar a realidade atual. É aí que se confirma o grande sucesso que a cidade tem alcançado com a Educação de Jovens e Adultos.

O Prefeito Vinícius Lima, atento a todas as ações que se voltam para a Educação em seu governo, tem sido um dos maiores incentivadores nos avanços já percebidos nas turmas de EJA que funciona do período noturno reunindo homens e mulheres que apostam na mudança. Entre outros incentivos para facilitar o retorno desta clientela aos estudos, o município criou o BOLSA EJA através do Programa RECOMEÇO – criado a partir da Lei do Bolsa Família, devidamente apreciado e aprovado pela Câmara Municipal, onde grande parte dos alunos são contemplados com incentivo financeiro para prestarem serviços na comunidade e nos órgãos públicos. Para ter acesso ao Bolsa EJA, o aluno deverá comprovar baixa renda e/ou situação de vulnerabilidade social e não ter nenhum vínculo empregatício com a Prefeitura. Os estudantes não contemplados com este incentivo financeiro, em ação também apreciada pela Câmara Municipal, recebem uma Cesta Básica mensal. O objetivo, além do combate à evasão escolar, é estimular os alunos a completarem o ciclo de aprendizado dentro do prazo previsto. Uma das exigências para o aluno ser agraciado com o BOLSA EJA/RECOMEÇO é a assiduidade às aulas. O Programa tem obtido êxito e o mérito, sem dúvida, fica por conta do empenho de professores e técnicos que são devidamente treinados para atuarem oferecendo aos alunos matriculados no EJA salas atrativas, material didático compatível,merenda escolar e aulas dinâmicas que estimulam os alunos a participarem ativamente, diminuindo os problemas enfrentados no dia-a-dia, entre eles a desigualdade sociocultural.

Graças a atuação de uma equipe ativa e operante, sempre acompanhada de perto pelo Prefeito Vinícius, Canapi vem se destacando na Educação oferecida pelo Governo Municipal. Basta acompanhar o resultado alcançado no IDEB, onde a cidade ultrapassou a média pretendida, numa clara demonstração de seriedade no trabalho desenvolvido.

Um dos maiores desafios da gestão Vinícius Lima é este: desconstruir a imagem negativa com que a cidade vinha sendo vista, devolvendo aos seus munícipes a cidadania e a recuperação definitiva de sua autoestima. Não tem sido fácil, mas o Prefeito prossegue confiante, com a certeza de estar no caminho certo. Visite as nossas Escolas ou acesse semed-canapi.blogspot.com, veja de perto a seriedade do nosso trabalho e acompanhe tudo o que acontece, porque Educação em Canapi é Show!!!