19/04/2022

[ÁGUAS BELAS\PE] Prefeito cassado há quase um ano continua no cargo após pedidos de vistas em julgamento no TRE\PE nesta segunda-feira (18).

Com o voto contrário do relator a cassação determinada pelo Juiz da 64ª zona eleitoral de Pernambuco, o julgamento ainda não tem data para ser retomado.

Por: Redação\Marcio Martins

Com os mandatos cassados pelo juiz da 64ª Zona Eleitoral, Rômulo Macedo Bastos, desde Maio\2021 por questões de "abuso político e econômico" nas eleições municipais de 2020, o prefeito do município de Água Belas no Agreste do Estado de Pernambuco Luiz Aroldo (PT) e a vice-prefeita Eniale de Codinho, continuarão a frente do Poder Executivo Municipal enquanto aguardam a análise do recurso em julgamento no TRE\PE que começou a se discutido pelo pleno nesta segunda-feira (18), mas após o voto contrário do relator pela cassação, ou seja, favorável ao prefeito e a vice-prefeita, dois Desembargadores pediram vistas do processo e outros três deixaram para fazer a leitura dos seus respectivos votos, posteriormente a retomada do julgamento sem data marcada para voltar à pauta. 

A expectativa sobre esse julgamento tomou conta da pequena cidade de pouco mais de 43 mil habitantes, e o Site Central do Sertão através do Jornalista Marcio Martins foi às ruas de Águas Belas ouvir os dois “lados da moeda”. E a primeira pessoa ouvida pelo Jornalista foi um comerciante de 45 anos que se identificou por Luiz Antônio, o qual disse está torcendo pela manutenção do trabalho do Prefeito Luiz Aroldo que segundo ele tá fazendo um bom trabalho na cidade e que só não tem feito mais, porque a oposição inconformada com a derrota quer ganhar no tapetão. Por outro lado, o estudante de Direito Vanderson Martins que já foi candidato a vereador na cidade, mas não foi eleito, assim como seu candidato a prefeito, fato que ele atribui aos supostos atos ilícitos do hoje prefeito e sua equipe praticados durante as eleições 2020, e, que posteriormente levaram a sua cassação e da cassação da vice-prefeita. “Fui candidato a vereador na chapa de Dr. Elton Martins é André de Dão, passamos muitas turbulências devido os atos ilícitos praticados pelo atual Prefeito de Águas Belas Luiz Aroldo Rezende de Lima, ele juntamente com a sua vice Eniale que foram cassados e hoje estamos diante do povo essa chapa vergonhosa, o primeiro prefeito da história de Águas Belas a ser julgado por compras de votos, por abuso de poder político e por prestação de contas ilícitas. E tem muito mais! Isso é repugnante! Eu, Vanderson Martins presto minha indignação e repúdio para com esse prefeito de Águas Belas e não me cansarei irei lutar ate o fim em nome do nosso povo de Águas Belas”, Frisou. 

Vale destacar que ainda que a maioria dos Desembargadores do TRE\PE decidam manter a cassação do prefeito e da vice-prefeita, ainda caberá recurso ao TSE podendo estes, continuar em seus respectivos cargos durante todo o processo. Todavia, havendo a cassação, ambos ficarão inelegíveis para as Eleições de 2024 e 2028 e pagarão multa individual.