27/01/2015

PREFEITURA DE INHAPI ABASTECE POPULAÇÃO COM ÁGUA POTÁVEL

O prefeito Zé Cícero de Inhapi, desde novembro do ano passado, diante da escassez de água potável para o consumo da população rural inhapiense, determinou o abastecimento nas cisternas comunitários das comunidades e escolas com três caminhões pipa, distribuindo 96 mil litros diários. 

O município de Inhapi, encravado no semiárido alagoano, acerca de 270 km de Maceió, foi reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional, através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, publicado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 21 do mês corrente, entre as 36 cidades em estado de emergência em Alagoas. Com isso, as ações terão agilidade e ampliação no atendimento das necessidades da população.

Desde 2005 o abastecimento de água, em períodos de seca, é realizado por meio de carro pipa coordenado pelo Exército brasileiro, atingindo cerca 30 % das necessidades. Em 2013, com o apoio da gestão de Zé Cícero, o abastecimento foi ampliado na zona rural pela Defesa Civil Estadual. Atualmente são abastecidos mais de 80 polos, atendendo aproximadamente 1.500 famílias.

Segundo José Severino dos Santos, coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, "o abastecimento é feito em polos para que a população local possa ir até o local abastecer seus reservatórios".

Mesmo com ação do Exército e da Defesa Civil, o prefeito manteve os polos abastecidos com os carros da frota da Prefeitura, fato inédito para o Município de Inhapi, visto que a zona rural em nenhuma época teve serviço de fornecimento de água potável mantido com recursos próprios.

Para dona Evilânia Maria Barbosa, uma das beneficiadas com água, residente no sitio Lamarão, juntamente com seu esposo José João Barbosa, falou sobre a importância do abastecimento: "sem essa distribuição muita gente passaria sede, agradeço primeiramente Deus e depois Zé Cícero".