12/09/2014

Renan Filho venceria no 1º turno, diz Ibope

 Candidato do PMDB tem 43%, contra 26% de Benedito de Lira
A terceira pesquisa Ibope de intenções de voto para o governo de Alagoas aponta que o candidato Renan Filho (PMDB) segue na liderança da disputa e venceria as eleições no primeiro turno. De acordo com a sondagem divulgada ontem no programa AL TV 2ª Edição, da TV Gazeta, o peemedebista aparece com 43% das intenções de voto, enquanto o candidato Benedito de Lira (PP) registra 26%.

Em comparação com a segunda pesquisa feita pelo Ibope Inteligência no estado, divulgada no dia 14 de agosto, Renan Filho cresceu 1% e Benedito de Lira, 3%. No entanto, a vantagem de 17 pontos percentuais do primeiro colocado em cima do segundo continua larga e, como a soma das intenções de voto de todos os adversários totaliza 29%, Renan garantiria a vitória já no dia 5 de outubro.

Os candidatos Júlio Cezar (PSDB) e Mário Agra (PSOL), que em agosto estavam empatados com 2% das menções, caíram e agora aparecem, cada um, com 1% ou menos das intenções de voto, mesmo percentual dos candidatos Coronel Goulart (PEN), Golbery Lessa (PCB), Joathas Albuquerque (PTC) e Luciano Balbino (PTN), que não registraram oscilação desde o último levantamento do Ibope. Com a margem de erro, todos eles podem alcançar 4%.

Declararam que votariam em branco ou nulo 15% dos entrevistados, um ponto percentual a menos que em agosto. O número de eleitores que afirmaram não saber em quem votar ou não responderam subiu de 11% para 13%. A pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), sob o número AL-00010/2014, tem margem de erro estimada em 3% para mais ou para menos e índice de confiança de 95%. Foram ouvidos 812 eleitores entre os dias 7 e 10 de setembro em 37 municípios alagoanos.
Fonte: Gazeta de Alagoas