Secretário Luiz Pedro destaca importância de evento para a educação
municipal
Por Assessoria
A segunda edição do Projeto Soletrando foi realizado pela
Secretaria Municipal de Educação de Canapi no último dia 19, na quadra
poliesportiva da escola municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves.
Centenas de alunos da rede municipal de ensino lotaram o local para torcer por
seus representantes nesta etapa do projeto "De letra em Letra -
Construindo o Conhecimento", que faz parte do Soletrando na Escola. O
evento teve a participação do alunado das escolas Ananete Cavalcante
Gomes, Divina Pastora, João Vieira
Maciel, José Fonseca Lins e Presidente Tancredo de Almeida neves. O evento teve
total apoio do prefeito Celso Luiz e Secretário municipal de Educação, Luiz
Pedro e o engajamento dos diretores coordenadores, professores, e demais
funcionários da educação municipal.
A vencedora foi a aluna Josicleide Santos, do 9º ano da
Escola Municipal de Educação Básica Presidente Tancredo de Almeida Neves.
Josicleide foi também a finalista na primeira edição do soletrando realizada em
2013, sendo assim Bi-campeã no soletrando municipal. A aluna disse do seu
contentamento de vencer mais uma vez uma disputa que incentiva os alunos à
leitura, além de provomer interação entre os estudantes da rede municipal de
ensino.
"Toda a educação de Canapi merece parabéns por trazer ao
nosso município projetos como este que incentivam e estimulam os nossos alunos.
Esta segunda edição do Soletrando garante continuidade a uma prática que deu
certo, e mais do que isso, contribui para que a nossa educação melhore cada vez
mais. E que venham os próximos soletrandos cumprindo o seu objetivo que é
ensinar aos alunos para a escola e para a vida, pois o mesmo cumpre ainda o
papel de mostrar que competições devem ser feitas de forma honesta e
verdadeira", destaca Celso Luiz Tenório Brandão - Prefeito de Canapi.
Como é de praxe os alunos se preparam muito e estavam
ansiosos com o "grande dia", onde puderam mostrar sua preparação para
o evento que é aguardado tanto pelos alunos quanto pelos professores,
coordenadores e organizadores do Soletrando. A disputa foi muito acirrada e
deixou todos os presentes emocionados com a concentração dos alunos e as torcidas
que vibravam a cada acerto e também choravam quando suas representantes eram eliminadas.
"Esse projeto ficará marcado na história da educação de
Canapi e, principalmente, na vida de cada aluno, professor coordenador, enfim,
de cada pessoa que teve a oportunidade de estar presente em um evento que
demonstra que educação transforma a vida do ser humano de maneira sem igual. Por
isso, digo que, enquanto estiver a frente desta pasta o soletrando será
realizado no nosso município. Essa é a educação que o povo de Canapi
precisa, e é esta que iremos trabalhar para continuar aperfeiçoando " garante Luiz Pedro Brandão -
Secretário de Educação de Canapi.
"Parabenizo o brilhante
trabalho desenvolvido por toda a equipe que não mediu esforços para que tudo
saisse como planejado, a organização foi perfeita. Contudo, não posso deixar de
destacar a evidente dedicação, empenho e alegria de cada aluno que se propôs a estar
aqui participando de um projeto muito importante para a nossa educação. Seja de
forma direta ao disputar ou estando na torcida dos seus amigos participantes",
disse Janaina Tenório - Sub-secretária de Educação de Canapi.
O projeto
Participaram do Soletrando alunos
do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas Polos de Canapi. A ideia do
projeto "Soletrando na Escola"
surgiu devido ao sucesso do quadro "Soletrando" do programa de
televisão Cadeirão do Huck, onde se percebe que alunos das escolas públicas têm
oportunidade de mostrarem seus conhecimentos referentes à Língua Portuguesa, o que estimula ainda
mais o alunado.
Sendo assim, o projeto foi
idealizado no município após a percepção de que valia a pena adaptar a ideia
nas escolas da rede municipal , estimulando assim, uma disputa saudável entre
os alunos, onde os mesmos tiveram oportunidades
de mostrar seus conhecimentos, incentivando ainda a prática da
leitura e memorização daquilo que foi
aprendido em sala de aula.