A secretária de Assuntos Estratégicos e primeira dama, Doura, realizou na manhã desta sexta-feira, 15, juntamente com o ex-secretário de Agricultura e liderança local, Geraldo Coco, visita a diversas obras que estão sendo realizadas por todo município com o projeto de substituição de casas de taipa por alvenaria.
Ao todo 12 casas estão sendo construídas na primeira etapa, No dia 22 de agosto o prefeito Zé Cícero juntamente com o Superintendente da FUNASA e sua comitiva de governo realizaram visitas a quatro das famílias carentes contempladas com o projeto.
“Nós só perde a fé em Deus quando Morre, né? eu digo tenho fé em Deus, tá com uns 15 anos ou mais que os governo só prometem” relatou a senhora Josefa Maria de Santana (zefinha) do sítio Maracujá.
Questionado ao senhor Dede de Zezé Roberto do Sítio Lage do Nóia dono da segunda residência, há quanto tempo havia uma escora no centro de sua casa, para que a mesma não caísse sobre a cabeça de sua família ele foi enfático: “Três anos, se tirar, tudo desaba”.
Não demorou muito, e com as chuvas a casa realmente desabou, mas agora seu Dedé tem uma casa novinha, faltando apenas a averiguação da equipe técnica da Funasa para a entrega assim como dona Josefa, antes dos acontecimentos a equipe da defesa civil da prefeitura de Inhapi felizmente retirou a família para a casa de um parente, “Agora falta muito pouco, esperar só a entrega”, finalizou seu Dedé.
Outro problema enfrentado pela família de dona Cícera, quando residia na casa de taipa era nos períodos de chuva. “Quando chovia nós não tínhamos onde ficar, tinham muitas goteiras, os meninos adoeciam muito devido à terra”, contou.
Esse tipo de habitação tem paredes de barro sustentadas por estacas, não oferecem condições adequadas de moradia e ainda são uma ameaça à saúde, que podem servir de abrigo para o barbeiro, inseto causador da doença de chagas.
Hoje dona Cícera sente a diferença em morar em uma casa de alvenaria após ser beneficiada com uma casa. “Praticamente minha casa agora é uma mansão, facilita tudo, a limpeza, você pode dormir tranquilo, não tem cobra, não tem rato, eu estou muito feliz, graças a Deus”, disse ela.