30/07/2017

IX Festa do Carro de Boi bate novo recorde e apresenta Inhapi para o mundo.

O CARRO DE BOI é um dos meios de transporte mais antigos da humanidade. Muito conhecido por chineses, egípcios, indianos e europeus de modo geral, ele chega ao Brasil com os primeiros colonizadores portugueses e logo ganha importância para a economia local. Por vários anos, foi o mais importante transporte de carga e de pessoas, além de ter sido indispensável nos engenhos de cana-de-açúcar do Nordeste.

O carro de boi só perdeu sua primazia na economia brasileira alguns séculos depois, mas ainda hoje seu canto (som que sai do contato entre o eixo e as rodas) é ouvido na zona rural de muitas cidades brasileiras, principalmente as nordestinas. 

Em Alagoas, o carro de boi ainda é um meio de transporte importante para a economia e está muito vivo na cultura popular. E mantendo viva essa linda tradição, todos os anos, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR do município de Inhapi em parceria com a Prefeitura Municipal reuniu centenas de carreiros do município e região no maior encontro de carros de boi do Brasil e do mundo ocorrido neste sábado 29 de Julho de 2017 no Parque de Exposições próximo ao Curral do Gado à 271 km da capital alagoana, resgatando e promovendo a cultura na região nordeste brasileiro, com direito a sorteio beneficente de carros de bois novos e diversos brindes acessórios dos carreiros.

A Festa do Carro de Boi como é tradicionalmente conhecida ganhou proporções nacionais e internacionais em 2015, quando ganhou o título de maior encontro de carro de boi do Brasil “600 carros de bois”. Hoje é uma das festas oficiais do calendário alagoano reconhecida pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo de Alagoas que garantirá a realização do evento fortalecendo cada vez mais a nossa cultura, deixando Inhapi/AL conhecida mundialmente como "Terra do Carro de Boi". E que agora se tornará ainda mais conhecido, afinal de contas, este ano, o tradicional desfile dos carros de boi pelas principais ruas da cidade contabilizou nada mais, nada menos que 621 carreiros batendo seu próprio recorde.

E não estamos falando de qualquer título não, haja visto que o sucesso do evento mexe com a rotina e a auto estima de todos os munícipes, que vivem de fato esse momento maravilhoso de resgate da cultura popular nordestina, onde os adultos lucram com o aquecimento das vendas pelo comércio local, as crianças aprendem nas escolas o que essa tradição representa para os sertanejos, uma vez que, as escolas este ano também participaram interna e externamente do evento, e no final de tudo, todos ganham em entretenimento, conhecimento e cultura.

Várias autoridades políticas prestigiaram o evento, sendo recebidas pelos vereadores do município e pelo prefeito Zé Cicero, idealizador e principal organizador do evento.

Fizeram a segurança do evento a Policia Militar sobre o comando do Sargento Henrique e o corpo de bombeiros.

A noite os shows ficam por conta dos cantores; Wallas Arrais, Jefferson e Tiago e o renomado cantor Léo Magalhães, fechando com chave de ouro esse grande evento da cultura popular nordestina.