29/03/2019

De merendeira a diretora, professora canapiense é selecionada para assumir Coordenação Geral da 11ª Gerência Regional de Ensino do Estado de Alagoas.


Chagas substituirá o também professor canapiense Jeocondes Barbosa, ambos pela política de meritocracia do Governo Renan Filho para o biênio 2019/2020.

Por: Marcio Martins
Crédito: Divulgação

Quem foi o educador que disse que não vale apena dar o melhor de si pela aprendizagem dos seus alunos? Ou mesmo, que o sucesso destes não reflete no sucesso dos seus mestres? Pois é, infelizmente para muitos educadores a educação é apenas sua fonte de renda, onde o aluno finge que aprende e o professor finge que ensina. Contudo, a professora e atual coordenadora pedagógica da Escola Estadual Luiz Bastos  em Canapi Carleane Chagas, na contramão de toda essa negatividade, literalmente “calou a boca” de muita gente, primeiro quando junto com sua equipe e alunos em 2017 quando então diretora da unidade de ensino, elevou a Escola Estadual Luiz Bastos ao topo do IDEB entre todas as escolas de Ensino Médio do Sertão de Alagoas que abrange a 11ª GERE – Gerência Regional de Ensino do Estado. E segundo, nesta quinta-feira (28) quando teve seu nome divulgado no Diário Oficial como a mais nova Gerente Regional da Rede Estadual de Ensino de Alagoas, e o mais importante e digno de reconhecimento, sem qualquer indicação política, haja visto que a escolha se deu pelo método da Meritocracia – metodologia utilizada pelo Governo do Estado em processos seletivos educacionais que tem como objetivo  valorizar os profissionais e trazer ganhos para educação em geral.

Além da Profª Carleane, concorram a gerência de ensino da 11º GERE, outras 05 diretoras que também tiveram excelentes desempenho no IDEB, entre elas, outra canapiense, a diretora da Escola João Vieira Maciel Vaneubia Maciel, que por motivos pessoais acabou não dando continuidade as etapas do processo seletivo, processo esse, que teve continuidade com a entrevista dos candidatos, seguido da análise do currículo e do Plano de Gestão (documento contendo diagnóstico das escolas da GERE e apresentação de proposta de trabalho na regional), além de um estudo de caso que fez parte do inicio de todo o processo, que ao final, reconheceu a capacidade técnica e o vasto currículo e desempenho gestor do professora Carleane.

Agora, uma vez selecionada, a professora canapiense substituirá o também professor canapiense Jeocondes Barbosa pelos próximos dois anos (Biênio 2019/2020), contatos a partir de ato próprio do Governador do Estado cuja portaria de nomeação deverá ser publicada nos próximos dias, empossando Carleane Chagas como a mais nova gerente de ensino da 11ª Gerência Regional de Ensino do Estado de Alagoas, com sede em Piranhas/AL e abrangência dos municípios de (Piranhas, Olho d'água do Casado, Delmiro Gouveia, Água Branca, Pariconha, Mata Grande, Inhapi e Canapi).

Uma vez empossada, a Profª Carleane Chagas, passa de merendeira a diretora e agora Coordenadora Regional de Ensino do Estado demonstrando que estudar ainda vale apena e que com dedicação e força de vontades sonhos podem se transformar em realidade.

A meritocracia foi trazida pelo vice Governador Luciano Barbosa para dentro da Secretária Estadual de Educação a qual é o atual gestor, ainda no início de 2014, ou seja, ainda no primeiro ano de mandato do Governador Renan Filho e caiu como uma “bomba” no meio político, antes, tão acostumado a indicar os seus comandados para todos os tipos de cargos de comissão possíveis, de modo que, em algumas regiões do estado, alguns desses indicados passavam anos e anos à frente de determinada instituição, há casos inclusive, de pessoas que chegaram há passar 15 anos a frente de algo que jamais ficariam por meritocracia.