05/08/2021

[ALMA DE CANAPI] Semblante e atitude: reflexos da Alma!

 

Depressão é um estado comportamental bastante doloroso para o seu portador e muito pouco percebido aos olhos dos outros... Muitas vezes é sentida de forma muito solitária, sem apoio ou suporte apropriado, tais quais Terapeutas (Psicólogo, Psiquiatra, Terapeuta Ocupacional) e familiares... Isso ocorre pelo fato do diagnóstico em atendimentos primários não ser tão efetivo quanto se parece. Diversos estudos convergem em assinalar que o clínico geral, como regra, não reconhece, não diagnostica e, consequentemente, não trata adequadamente os estados depressivos. Então, familiares, amigos, colegas de trabalho, professores e educadores em geral, comunidade religiosa e administradores de empresas, prestem atenção no semblante e no desempenho daqueles que se destacavam com características positivas e de repente já não têm o mesmo prazer na vida. Uma consulta clínica clinica, para avaliação geral (anemia, alterações hormonais, qualidade das funções renais e hepáticas, etc., deve ser agendada precocemente. Não se encontrando alterações que justifiquem tal comportamento, avaliações ambientais devem prosseguir. Algumas perguntas podem ser feitas nos ambientes de convívio dessa pessoa. Em caso de positivo, sugere-se uma avaliação especializada na área mental: Você vem se sentindo: com pouca energia? Menos confiante em você mesmo? Mais lento? Perda de interesse pela atividades? Está sem esperança? Dificuldade para se concentrar? Pouco apetite ou perdendo peso? Acordando muito cedo e várias vezes a noite - sono perturbado? Sente-se pior pela manhã?

Avaliação mental não retira você do meio 'normal', mas o ajudará a enfrentar as diferenças e as pressões de uma forma mais 'normal', limitada para cada Ser! Preconceito não é ir ao consultório para apoio psicológico; preconceito é não ir...

Fica a dica!


José Alberes Silva 

Nascido em Canapi/AL, 1960, filho de Benicio Silva e de Agripina Santos Silva, o quarto de dez irmãos que aos 13 anos foi diagnosticado com Distrofia Muscular Tipo Cinturas, doença degenerativa, progressiva e incapacitante que não o impediu de se formar em medicina pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas. Já na condição de médico atuou por trinta anos na cidade satélite de Sobradinho/DF, na Atenção Básica de Saúde, principalmente nas Doenças Crônicas não Infecciosas. Atualmente aposentado, porém atuando como Escritor nas Redes Sociais é também autor de vários livros na área médicas, poemas e poesias, mas acima de tudo isso, um exemplo de vida e de ser humano.

LEIA TAMBÉM!

Foco & Persistência...

A mudança deve partir de nós mesmos...

Prisioneiros...

O pensamento e seus frutos

"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (João 8:32)

Cada um em seu lugar, na ocasião e no tempo certo!

Quarenta e um dias de luta...