25/06/2021

[ALMA DE CANAPI] "Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará" (João 8:32)

Somos embriões em conhecimentos, em compreensão e em sabedoria... Temos muito que evoluir como pessoas dotadas de senso crítico racional, como fomos feitos, imagem e semelhança de Deus Trino, Pai, Filho e Espírito Santo, conforme Genesis 1:26-28

Em João (11:1-46), temos a passagem triunfal da história de Jesus Cristo e de seu grande e admirável amigo Lázaro.

Certa vez Jesus se encontrava em Betânia, Aldeia onde residiam três grandes amigos seus, Lázaro, Maria (aquela que havia lavado os pés de Jesus Cristo com suas lágrimas, enxugados com seus cabelos e ungido com o seu melhor perfume, diante dos Fariseus) e Marta. Era costume Cristo ser recepcionado por esses três amigos durante passagem pela Aldeia. Em um determinado dia, Jesus foi comunicado que Lázaro se encontrava muito doente. Jesus Cristo se encontrava naquela região, mas os Judeus o perseguiam para o apedrejarem. Jesus andou dois dias e recebeu a informação que Lázaro havia morrido. Vamos entender o ocorrido? Pois bem, Jesus Cristo via além do hoje, do amanhã e de além dos tempos, sem limite ou barreira temporal. Ele é enfático em dizer que a doença de Lázaro não o levaria à morte, mas revelaria o grande poder do Pai aferido ao Filho enviado para visuais revelações.

Quatro dias se passaram após a morte de Lázaro e o retorno de Jesus. Evidentemente, Lázaro já se encontrava em estágio avançado de putrefação. Vários foram os sentimentos dos presentes naquele cenário, em relação ao comportamento do Mestre, duvidando do Poder dado pelo Pai ou acusando-o de ingrato! Penetrando em cada coração e percebendo a incredulidade daqueles que presenciaram tantos milagres e prodígios, já próximo de sua crucificação, Jesus Cristo chorou por todos! Dali a poucos minutos Lázaro estaria ressuscitado e esse não seria a razão do choro de Jesus, óbvio mas ignorado por muitos, inclusive nos dias atuais... Lá, alguns acreditaram porque viram!

Sendo nós Imagem e Semelhança de Deus Trino, também temos o Poder do ver além do hoje, do amanhã e de além dos tempos, só não temos a compreensão desse potencial! Como disse o Apóstolo Paulo em I Corinto (13:12): "Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho, mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então conhecerei plenamente, da mesma forma como sou conhecido"!

O termo francês dejavu ou dejavi, que significa 'já visto' pode claramente expressar esse dom espiritual citado na criação, assim como as denominadas premunições.

Paulo compreendeu a importância dos diferentes Dons, todos vindo da Santíssima Trindade, mas nos alerta sobre a soberania do Amor sobre eles, sem interferência de nossas vontades carnais, Romanos (12:1-21)!


José Alberes Silva 

Nascido em Canapi/AL, 1960, filho de Benicio Silva e de Agripina Santos Silva, o quarto de dez irmãos que aos 13 anos foi diagnosticado com Distrofia Muscular Tipo Cinturas, doença degenerativa, progressiva e incapacitante que não o impediu de se formar em medicina pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas. Já na condição de médico atuou por trinta anos na cidade satélite de Sobradinho/DF, na Atenção Básica de Saúde, principalmente nas Doenças Crônicas não Infecciosas. Atualmente aposentado, porém atuando como Escritor nas Redes Sociais é também autor de vários livros na área médicas, poemas e poesias, mas acima de tudo isso, um exemplo de vida e de ser humano.

LEIA TAMBÉM!

Cada um em seu lugar, na ocasião e no tempo certo!

Quarenta e um dias de luta...