Aluno da Escola Estadual Luiz Bastos,
João Pedro recebeu 480 votos válidos contra 298 da segunda colocada, assumindo
o posto que era da também canapiense e aluna da EELB Emilly Nunes, vencedora da
edição anterior.
Por: Marcio Martins/Central do Sertão
Crédito: Reprodução/PJM
Depois da estudante canapiense Emilly
Nunes, aluna da EELB – (Escola Estadual Luiz Bastos) vencer a 4ª edição do projeto
PJM – Parlamento Juvenil do Mercosul (2016/2018) garantindo passaporte naquela
oportunidade para o Uruguai como representante de Alagoas e do Brasil. Desta vez,
quem assume o posto é outro estudante canapiense, o jovem João Pedro de 18
anos, aluno do 2º ano do Ensino Médio da mesma escola (EELB) se eleito para vaga
de representante do estado no PJM (2018/2020)
A seleção ocorreu por meio de votação na
internet onde apenas os jovens na faixa etária entre 14 e 18 anos, com vínculo
a uma unidade escolar puderam votar entre os dias 26 e 30/11 e posteriormente
prorrogado até o dia 03/12, até que finalmente na última segunda-feira (10)
após uma criteriosa auditoria nos votos computados, o resultado foi proclamado.
E por 480 votos válidos contra 298 da segunda colocada e 48 do terceiro
colocado, o estudante canapiense João Pedro foi eleito o novo representante de
Alagoas e do Brasil no PJM (2018/2020), cujo encontro deverá ocorrer em
Brasília-DF ou em algum país do bloco do Mercosul.
Vale destacar que João Pedro foi
selecionado a participar do processo de votação estadual após ter seu projeto
de implantação de uma rádio estudantil dentro da escola aprovado pela
organização do PJM entre centenas de projetos apresentados por estudantes do
ensino médio de escolas espalhadas pelos 04 (quatro) cantos do estado.
Parlamento Juvenil do Mercosul
O Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM)favorece e promove o protagonismo
juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas vinculados à
educação, como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos,
diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho. Todas as
discussões são norteadas pelo tema principal – “O ensino médio que queremos” –,
e os jovens parlamentares elaboram propostas que abordam as necessidades e
anseios comuns da juventude dos países do MERCOSUL.
Além disso, o Parlamento Juvenil do MERCOSUL oferece aos jovens uma
oportunidade única de expandir seus horizontes, ao mesmo tempo que fortalece o
processo de integração, garantindo à nova geração a possibilidade de ser ouvida
e de exercer ativamente a cidadania.