15/06/2020

Profissionais da saúde de Canapi não recebem adicional insalubridade e trabalham com EPIs de má qualidade, denuncia servidora.


Repasses do Governo Federal para combate ao COVID-19 no município já passa de R$: 1,1 milhão de reais. Cadê os direitos dos profissionais da saúde? Questiona a denunciante que pediu para não ser identificada.

Por: Redação
Créditos: Reprodução e Ascom

Por falta de dinheiro não é, então como explicar os motivos pelos quais a Prefeitura Municipal de Canapi continua com problemas na compra dos EPIs para os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus? E muito menos do porque passado 90 dias de pandemia, estes servidores não receberam um único centavo relativo ao adicional insalubridade a que fazem jus conforme o grau de exposição de risco a saúde? A exceção seria os ACSs e ACEs que conforme apurou a nossa equipe de redação, recebem 10% de adicional conforme lei municipal aprovada antes da Pandemia.

Vejamos o que disse a servidora denunciante que pediu para não ser identificada:

“Boa tarde, infelizmente não tem como esconder, sempre vejo suas postagens sobre o dinheirinho que entra no município, desde o início desta guerra contra o vírus acompanho os valores que chegam, mas uma coisa ainda ta sem explicação: que material porcaria é aquela viseira? Ou suposto protetor facial? De que é feito aquela máscara usada na barreira sanitária? Vivemos rodeados de cobranças e promessa não cumprida: INSALUBRIDADE!!! Ninguém sabe, ninguém viu, as equipes de saúde também não receberam a famosa INSALUBRIDADE. Sou parte deste grupo, gostaria muito de saber se tem como descobrir porque não recebemos porque era pra ter recebido desde sempre, nem reajuste salarial tivemos desde que o governo começou, Deixo apenas a interrogação. Cadê os direitos dos profissionais da Saúde?”


Quem tem direito ao Adicional Insalubridade?

O adicional de insalubridade é um direito concedido a trabalhadores que são expostos a agentes nocivos à saúde. Há três graus: mínimo, que dá adicional de 10%, médio (20%) e máximo (40%).
  
Vale destacar, que o município de Canapi já recebeu até o presente momento com o objetivo de combate a COVID-19 R$: 1.109.111,25 (Um milhão, cento e vinte e cinco mil, cento e onze reais e vinte e cinco centavos), conforme dados do site monitoraalagoas.org.


Boletim Epidemiológico

Até o momento o município de Canapi registra 05 casos confirmados para COVID-19, 06 suspeitos, 01 óbito e 02 recuperados de acordo com o último Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde no último dia 10/06/2020 em sua página no Facebook.