06/06/2020

[Triângulo das Bermudas] Servidores da educação ainda aguardam reajuste salarial do piso nacional em vigor desde o dia 1º de Janeiro.


Triângulo das Bermudas: Mata Grande, Canapi e Inhapi recebem mais ...
Ao contrário do município vizinho de Água Branca que concedeu reajuste de 13% a todos os servidores da educação, em Canapi, Inhapi e Mata Grande nenhuma proposta foi apresentada até o momento.

Por: Redação
Crédito: Reprodução/Google Imagens


Professores e demais servidores da educação dos municípios de Canapi, Inhapi e Mata Grande no famoso "Triângulo das Bermudas" nome de batismo dado pela PF a região localizada no alto sertão de Alagoas durante as operações contra corrupção realizadas nas prefeituras de Canapi e Mata Grande entre 2016 e 2018, continuam a espera do reajuste salarial do piso nacional em vigor desde o dia 1° de Janeiro do corrente ano (2020).

Ao contrário da prefeitura de Água Branca que no dia 13/03/2020 reajustou em 13% os salários de todos os servidores da educação, 0,16% a mais que o reajuste nacional (12,84%), no Triângulo das Bermudas até o momento nenhuma proposta foi apresentada a categoria.

Todavia, a falta de valorização e respeito para com a categoria pode resultar em reajuste ZERO esse ano, afinal de contas, já existe o entendimento entre alguns prefeitos de que por se tratar de ano eleitoral o reajuste só poderia ser concedido até 06 meses antes das eleições, ou seja, até o dia 04 de Abril, e que foi reforçado com o veto do Presidente Jair Bolsonaro no dia 27/05 quanto a possibilidade de reajustes salariais até Dezembro de 2021.

Contudo, de acordo com um advogado trabalhista ouvido por nossa equipe de redação, por se tratar de determinação legal anterior a regra eleitoral e ao veto presidencial não há impedimento jurídico para a concessão do reajuste.

Ainda segundo o advogado, o que pode neste caso ser discutido com a categoria é o percentual de reajuste a ser concedido de acordo com as condições financeiras de cada município.