26/08/2013

Municípios sertanejos serão beneficiados com primeira etapa do Programa Mais Médicos

DivulgaçãoAo todo, são 26 cidades contempladas, 11 delas na região Sertão.

O Ministério da Saúde (MS) divulgou na semana passada em seu site que 11 cidades da região Sertão de Alagoas terão alguns dos 400 médicos cubanos que vão atuar na primeira etapa do Programa Mais Médicos. A iniciativa faz parte de um acordo entre o Ministério e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). O Estado vai receber 14 médicos pelo programa, sendo 13 brasileiros e 1 com registro profissional de fora do país.

Os municípios contemplados nesta primeira etapa do programa federal, no Sertão, são: Água Branca, Canapi, Inhapi, Jacaré dos Homens, Maravilha, Mata Grande, Olho D’água do Casado, Ouro Branco, Palestina, Pariconha e São José da Tapera.

Em outras regiões, Chã Preta, Colônia Leopoldina, Girau do Ponciano, Igreja Nova, Jacuípe, Minador do Negrão, Novo Lino, Piaçabuçu, Pindoba, Quebrangulo, São Brás, São Sebastião, Tanque D'Arca, Teotônio Vilela e Traipu. Ao todo são 26 cidades beneficiadas, principalmente por não terem despertado interesse de nenhum médico inscrito no programa.

Lançado em julho deste ano, o programa Mais Médicos vai levar 1.340 profissionais para 516 municípios em todo o país nesta primeira etapa. Os médicos do programa atuarão, por três anos, nas unidades básicas de saúde, recebendo bolsa mensal de R$ 10 mil custeada pelo Ministério da Saúde. 

Minuto Sertão